Devido ao grande número de acidentes envolvendo colaboradores da Santa Casa de Misericórdia de Fernandópolis que utilizam motocicletas para se deslocarem até o trabalho, o hospital vai promover o 1º EPAM (Encontro de Prevenção de Acidentes Motociclísticos). O evento será realizado dia 14 de novembro, às 8h30.
Organizado pelo SESMT (Serviço Especializado em Segurança e Medicina do Trabalho) da Santa Casa, com o apoio da CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes), o 1º EPAM vai reunir colaboradores do hospital que irão percorrer um trajeto que sai da frente da Santa Casa de Fernandópolis, passa pelas principais avenidas da cidade e termina no Recinto de Exposições de Fernandópolis.
Além da mobilização pelas avenidas da cidade, depois do percurso serão realizadas palestras no barracão do Sindicato Rural de Fernandópolis, com médicos e policiais sobre temas ligados aos acidentes de trânsito envolvendo motocicletas. Os integrantes do Projeto Sonhadores também se apresentarão durante o evento.
As inscrições para participar do encontro podem ser feitas no Departamento de Recursos Humanos da Santa Casa até o dia 12 de novembro. Apenas funcionários da Santa Casa de Fernandópolis podem participar do evento.
Segundo dados da Abraciclo (Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Bicicletas Motonetas e Similares), a frota de motocicletas no Brasil é de 14 milhões, ou seja, atualmente existe uma moto para cada 14 habitantes. É um número crescente, mas que ainda perde para a frota de automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus. Hoje, esse grupo chega à proporção de um veículo para cada 7,4 habitantes.