O prefeito de Fernandópolis, Luiz Vilar de Siqueira, reuniu-se nesta terça-feira, 3, com professores, coordenadores e diretores das escolas estaduais Ivonete Amaral da Silva Rosa, Coronel Francisco Arnaldo da Silva, Pedro Malavazzi e João Garcia Andreo para apresentar a parceria Município/Estado nas escolas de ensino fundamental.
Foram quatro reuniões - uma com cada escola - com duração de duas horas cada, para explicar a proposta do Estado que coloca o município como gestor da educação nas escolas estaduais.
A primeira análise da parceria aconteceu na semana passada com o Conselho Municipal de Educação que votou, por unanimidade, pela aprovação do projeto a ser executado a partir de janeiro de 2010.
Caberá aos professores, efetivos ou não, decidirem se querem ficar na educação do município ou se optarão por permanecer à disposição do Estado. A permanência depende da escolha de cada profissional, que continuará sendo pago pelo Estado, com garantia dos direitos já adquiridos.
As reuniões foram acompanhadas pela diretora da Educação Darci Marin e pela Dirigente de Ensino do Estado, Adélia Menezes.
Representando a escola Ivonete Amaral da Silva Rosa estiveram presentes Maria Cristina Rolim, Diretora - Maria Elisa Migliorini, vice-diretora Cleide de Fátima Moreti Girardi, professora Maria José Carneiro Fachin também professora e Elda Luiza de Oliveira Vilar, professora coordenadora.
Pela Escola Coronel Francisco Arnaldo da Silva, Clarice Guarnier, diretora Eliana Galvão Marchini, vice-diretora Cleonice Machado Scalise, coordenadora Rosana Picarelli, professora Cleri Nunes, professora.
Representaram a Escola Pedro Malavazzi Cleide Lopes Filetti, coordenadora Adriana Cristina Madureira, professora Maria Lúcia Belotti, professora Valdemar Dias Brasil, professor.
A escola João Garcia Andreo, Maria José Vasconcelos, professora Osneralda Viana do Carmo, diretora Renata de Souza Costa, vice-diretora Edinéia David dos Santos, Oficinas Curriculares Sonia Maria Plarini, coordenadora.
Durante cada reunião foram apresentados aos professores os investimentos da prefeitura em educação, como a renovação da frota escolar, alfabetização de adultos, escola Pró Infância, ampliação da ETEC, além de material escolar e uniforme para todos os alunos.
Nossa meta é avançar na qualidade de educação dos alunos para que nos próximos dois anos tenhamos melhores resultados em todo o ensino fundamental. Queremos manter os professores do Estado nas escolas, oferecendo capacitação. Cabe a cada um decidir se quer ficar pelo convênio que pode ser renovado com o Estado a cada cinco anos, finalizou o prefeito.