Santa Casa homenageia médicos com Diploma 18 de Outubro

20 de Agosto de 2025

Compartilhe -

Santa Casa homenageia médicos com Diploma 18 de Outubro
Os médicos Osny Renato Martins Luz e Nilson Abdala receberam, no dia 30 de outubro, uma honraria da Santa Casa de Misericórdia de Fernandópolis. Todos os anos, por ocasião do Dia do Médico, a Santa Casa confere o Diploma 18 de Outubro aos médicos que dedicaram 25 anos de suas carreiras a salvar vidas no hospital.
Esse título foi criado pela mesa administrativa do hospital no ano de 2000 e tem como principal objetivo reconhecer o trabalho incessante e de suma importância do corpo clínico da Santa Casa de Fernandópolis.
Participaram da solenidade médicos da Santa Casa, colaboradores do hospital, membros da mesa administrativa, autoridades e familiares dos homenageados.
Osny Renato Martins Luz é médico ginecologista efetivo da Santa Casa, integrante do corpo clínico desde 1984. Formado pela PUC-SP em 1979, Osny foi médico-chefe da Clínica de Ginecologia e Obstetrícia da Santa Casa de Fernandópolis e diretor municipal de Saúde por duas vezes, durante a primeira gestão do prefeito Luiz Vilar de Siqueira e na gestão do prefeito Newton Camargo de Freitas. Foi presidente da Fundação Educacional de Fernandópolis por dois mandatos e também presidente do Lions Club Fernandópolis e Venerável Mestre da Loja Maçônica Castro Alves. Atualmente, é delegado da Sogesp (Sociedade de Ginecologia do Estado de São Paulo). Na noite de sua homenagem, recebeu o Diploma 18 de Outubro das mãos do médico José Roberto Pena.
Nilson Abdala é médico nefrologista efetivo da Santa Casa, integrante do corpo clínico desde 1984. É formado pela Escola Paulista de Medicina (em 1981) e exerceu o cargo de diretor clínico da Santa Casa por duas vezes. Foi diretor técnico da Santa Casa, na gestão do médico Márcio Gaggini, médico feche do Pronto Socorro da Santa Casa e presidente da Comissão de Ética Médica da Santa Casa. Também ocupou o cargo de diretor municipal de Saúde, durante o mandato do prefeito Milton Edgard Leão.
Em 1989, ao lado do médico Evaldo Garcia Terra, criou a Unidade de Diálise na Santa Casa de Fernandópolis. Mais tarde, em 2004, Nilson e Evaldo criaram a Unidade de Diálise em Paranaíba (MS), onde atendem pacientes dos estados de Mato Grosso do Sul e Minas Gerais. Atualmente, é médico-chefe da Clínica de Nefrologia da Santa Casa.
Nilson recebeu o diploma das mãos do médico Evaldo Garcia Terra.
Depois da cerimônia, os presentes participaram de uma confraternização no Plaza Eventos.