DeMolay´s e Hospital do Câncer lançam Campanha de Medula Óssea

20 de Agosto de 2025

Compartilhe -

DeMolay´s e Hospital do Câncer lançam Campanha de Medula Óssea
O Capítulo Fernandópolis da Ordem DeMolay de Fernandópolis e o Hospital do Câncer de Barretos realizaram nessa terça-feira, na Loja Maçônica Fraternidade Fernandopolense, o lançamento oficial da “Campanha de Medula Óssea” que será realizada na cidade nos dias 27 a 28.

O objetivo é cadastrar o maior número de pessoas possíveis. Para tanto, algumas empresas serão procuradas pelos organizadores para receberem palestra sobre o tema. O primeiro dia da campanha atenderá às empresas que desejarem fazer a doação. Já no segundo, a equipe realizará o cadastramento na Praça da Matriz, Shopping Center, em sete Unidades Saúde da Família (USF) e, provavelmente, nas faculdades.

A expectativa dos organizadores é conseguir entre 2.000 a 3.000 doadores. Para alcançar a meta foram confeccionados panfletos, cartazes, folders e outdoors que serão distribuídos pela cidade nos próximos dias.

Segundo o presidente da campanha, Dener de Oliveira Bolonha – que é Past Mestre do Capítulo Fernandópolis Ordem DeMoley – esse trabalho faz parte de um projeto do DeMolay do Estado, que tem como meta, arrebanhar doadores em todo estado. “Resolvemos abraçar essa campanha porque acreditamos que muitas vidas podem ser salvas a partir de um gesto simples como esse. Vamos batalhar para que outras pessoas se unam a nós”, disse Bolonha.

Durante o lançamento, a assistente social de Hospital do Câncer de Barretos, Gleice, falou a cerca da importância da doação e da dificuldade de encontrar doadores compatíveis, cuja chance é de uma em cada 100 mil.

Todos os dados pessoais e os resultados dos testes são armazenados no Registro Brasileiro de Doadores de Medula Óssea (REDOME), em um sistema informatizado que realiza o cruzamento de dados com os pacientes que necessitam de transplante por serem portadores de leucemia, aplasia de medula ou doenças genéticas raras.

Para ser um doador de medula óssea é preciso ter entre 18 e 55 anos e estar em boas condições de saúde. Durante a campanha será preenchida uma ficha cadastral e coletado
uma pequena amostra de sangue. Não podem se cadastrar as pessoas que estão em tratamento oncológico, portadores do vírus HIV e de Hepatite B e C.