Há três semanas, os cemitérios de Fernandópolis vêm sendo preparados para receber o público que deverá passar pelos locais nessa segunda-feira, 2, feriado de Finados. A expectativa é que muita gente compareça, em função do feriado prolongado.
Para tanto, a equipe de serviços públicos da Prefeitura realizou a poda de árvores e recuperação da jardinagem. Também foram feitas limpeza, manutenção e pintura de muros, guias e sarjetas. As ruas dos cemitérios também foram lavadas. No cemitério da Brasitânia, que pertence à cidade, o mesmo serviço foi executado.
Quanto aos reparos e limpeza nas sepulturas, a Prefeitura estipulou os seguintes prazos: quarta-feira, 28, (prazo vencido), para concluírem os serviços de pintura dos jazigos, túmulos e capelas e para lavagem e limpeza de sepulturas, com utilização de água, até domingo, 1º.
Após esse prazo, os únicos serviços que poderão ser executados serão a limpeza ou polimento das sepulturas, com a utilização de tecidos, não sendo de forma alguma permitida a utilização de água, seja através de baldes ou mangueiras.
Segundo o diretor de Municipal de Serviços Públicos, Milton Ribeiro, as medidas foram estabelecidas visando eliminar os detritos e demais sujeiras, sobras de reformas, limpezas e construções que possam causar transtornos durante as visitas ao local.
O acesso aos cemitérios durante os dias que antecedem o Dia de Finados estão com o horário de funcionamento definidos das 7 às 18h.
Areia nos vasos
A partir deste sábado, 31, a Prefeitura intensifica o combate a dengue com equipes de controle de vetores nos cemitérios. Para orientação ao público, além de folhetos explicativos sobre a dengue, serão distribuídos saquinhos de areia para vasos para evitar acúmulo de água nos túmulos. Nos muros dos cemitérios estão sendo instaladas placas de orientação a pedestres e motoristas quanto à necessidade de manter os espaços sem lixo, como as embalagens de flores e velas, que podem acumular água.