Cidade Legal apóia Dolcinópolis e mais onze municípios

20 de Agosto de 2025

Compartilhe -

Cidade Legal apóia Dolcinópolis e mais onze municípios
Mais de 4 mil famílias podem ter seus imóveis regularizados em 12 municípios da região


Representantes da prefeitura de Dolcinópolis e de mais 11 municípios próximos receberam nesta quarta-feira, dia 21, técnicos da Secretaria de Estado da Habitação para tratar sobre regularização de imóveis por meio do Programa Cidade Legal.

O seminário "Capacitação Técnica do Programa Cidade Legal" orientou os participantes sobre como regularizar os imóveis por meio do Programa, que é uma das prioridades da atual gestão do governo estadual.

A regularização fundiária foi contemplada em 2007, com a instituição do Programa de Regularização de Núcleos habitacionais "Cidade Legal" para agilizar e desburocratizar o processo de regularização e averbação de unidades habitacionais. Em 2009 mais de 64 mil imóveis foram legalizados em todo. Hoje 9.610 núcleos habitacionais estão em fase de regularização.

O Programa oferece apoio técnico para a regularização de parcelamentos do solo e de núcleos habitacionais, públicos ou privados, para fins residenciais, localizados em área urbana ou de expansão urbana e deve ajudar na regularização de mais de 1 milhão de famílias em todo o estado. "O caminho da regularização é traçado de acordo com o tipo de empreendimento e as características de cada região. O papel do Programa Cidade Legal é ajudar o município, dando o apoio necessário para essas regularizações", explicou o secretário executivo do Programa, Silvio Figueiredo.

Outra medida de grande impacto social foi a redução dos valores pagos aos cartórios para o primeiro registro de imóveis de interesse social. Pela Lei nº 13.290, aprovada em dezembro de 2008 pela Assembléia Legislativa, conhecida como "Lei de Emolumentos", o custo para o registro foi reduzido em até 90%.

Com a escritura registrada em cartório, o morador torna-se de fato o proprietário do imóvel. Além dessa garantia, com o bem legalizado, o cidadão tem acesso ao mercado formal de crédito e pode comercializar sua casa ou transferi-la para seus herdeiros, entre outros benefícios.

A Secretaria da Habitação está promovendo seminários em 30 cidades-sede, abrangendo mais de 300 municípios. Além de Dolcinópolis, participaram do seminário as cidades Álvares Florence, Cardoso, Estrela d'Oeste, Fernandópolis, Guarani d'Oeste, Jales, Meridiano, Mesópolis, Mira Estrela, Ouroeste e Populina.