O Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC) registrou uma queda no número de inadimplentes em 2009. Saíram do cadastro do SCPC nos últimos oito meses, 7.808 consumidores, 14,6% a mais do que no ano passado. Em 2008, apenas 5.633 inadimplentes se preocuparam em quitar as dívidas. Em contrapartida, mais 7,31% (7.808) tiveram seus nomes inscritos no SCPC esse ano, em relação a 2008, quando o número chegou a 7.237, nesse mesmo período do ano.
As vítimas dessa inadimplência em 2009 foram as lojas de calçados, suprimentos alimentícios, acessórios para carro, de móveis e eletrodomésticos e casas de materiais para construção. Em 2008, todos esses comerciantes também foram vítimas. Quem conseguiu se safar até agora, foram as lojas de roupas e confecções, que no ano passado faziam parte da lista.
Em meio a tantos calotes, o número de consultas ao SCPC saltou de 510, em 2008, para 564. Para incentivar os consumidores inadimplentes a acertarem dívidas antigas e saírem do cadastro do SCPC, a Associação Comercial e Industrial de Fernandópolis (ACIF) realiza, de 3 a 21 de novembro, a campanha Limpe seu Nome. O objetivo é dar oportunidade a esses consumidores de negociar e saldar suas dívidas e garantir as compras de final de ano.
Já para os comerciantes, a ACIF realiza no próximo dia 28, uma palestra sobre o Código de Defesa do Consumidor, com o juiz Maurício Ferreira Fontes. As prevenções para uma venda segura serão o enfoque da palestra que será realizada na Sala de Convenções da Associação, a partir das 20h.