Alunos são condenados a pagar calote do “Dia da Pendura”

20 de Agosto de 2025

Compartilhe -

Alunos são condenados a pagar calote do “Dia da Pendura”
Sete estudantes do curso de Direito da Unicastelo foram condenados nessa quinta-feira, 15, a pagar uma dívida que efetuaram num bar e lanchonete da cidade, no dia 11 de agosto, que é conhecido como o “Dia da Pendura”. Os alunos – que deram calote no valor de R$ 206,59 – terão que ressarcir o comerciante no prazo de 30 dias.

O proprietário do estabelecimento, José Augusto Silveira Gonçalves, entrará ainda com uma nova ação contra os estudantes, exigindo ressarcimento por lucro cessante e dano emergente. “Essa condenação serve de exemplo para que os estudantes saibam que essa prática é ilícita e que todos que assim agirem podem também ser condenados”, disse.

A causa foi julgada pelo juiz Maurício Ferreira Fontes, do juizado especial civil e criminal – o julgamento durou apenas cinco minutos. Ferreira Fontes entendeu que, para comemorar tal data – o que é da praxe dos estudantes de direito – é preciso ter bom senso e um diálogo prévio com o dono do estabelecimento. Da decisão cabe recurso.

Segundo José Augusto, o consumo dos alunos foi abusivo. Em menos de duas horas, eles consumiram tudo do bom e do melhor. Na comanda havia cerveja importada da Irlanda; uísque Johnnie Walker 12 anos; picanha; cupim com queijo e filé de frango, entre outros.

Os alunos chegaram por volta das 19h30 e só saíram depois de comer, beber e fazer discursos em cima de uma cadeira. “Um deles, “o mentor”, subiu na cadeira e disse aos clientes que queria aplausos para a turma do primeiro semestre de Direito. Logo em seguida disse que todos haviam comido e bebido, mas que não iriam pagar, pois era o Dia da Pendura. Depois de perguntar a eles se realmente não pagariam, chamei a polícia e fiz um boletim de ocorrência. Três já tinham ido embora, ficaram apenas sete”, afirmou o empresário.

Para os garçons e policiais, alguns alunos disseram que foram instruídos pelos próprios professores do curso. Outros, durante depoimento para elaboração do boletim de ocorrência, disseram não ter consumido em exagero e ter dinheiro para pagar a conta, mas que a tradição mandava não pagar.

Em entrevista ao CIDADÃO, o coordenador do curso de Direito da Unicastelo João Ignácio Pimenta disse: “Em momento algum os professores instigaram os alunos a tomarem essa atitude”.


Sobre o dia 11 de agosto
O dia 11 de agosto é a data da lei de criação dos cursos jurídicos no Brasil e é também o Dia do Advogado. Esse dia é também conhecido como o "Dia do Pendura", uma tradição do início do século 20, quando comerciantes costumavam homenagear os estudantes de Direito deixando-os comer de graça.