A Polícia Militar de Fernandópolis prendeu em flagrante nessa quinta-feira, 15, por volta das 14h, um fugitivo do Instituto Penal Agrícola (IPA) de São José do Rio Preto, W.C.M., 29, que aguardava atendimento em um consultório médico na área central da cidade. W. foi encaminhado para a Cadeia Pública de Guarani D´Oeste e deverá aguardar decisão judicial para retornar ou não ao IPA.
Segundo a polícia, havia um ano que ele havia sido preso por estelionato e há seis meses estava no Instituto Penal. W. tinha sido liberado temporariamente no último feriado para visitar a família, mas não retornou.
Em depoimento, sua mulher disse que ele não retornou à instituição penal por causa de problemas de saúde. Ele só não voltou porque precisava de um médico, pois toda vez que ele procura um no IPA, não consegue, disse.
Segundo a secretária do consultório em que o fugitivo foi encontrado, ele apareceu na quarta-feira pela manhã para marcar consulta, dizendo estar com depressão. Mas só conseguiu vaga para o dia seguinte.
Nesta quinta-feira, enquanto aguardava sua vez para ser atendido, foi preso em flagrante pela PM. Junto com ele estavam sua mulher e um rapaz de 20 anos de idade, D.M.S., egresso a um mês do Centro de Detenção Provisória de Rio Preto.
Segundo o IPA, dos 706 presos que receberam autorização da Justiça para deixar o Instituto Penal no feriado, 29 presos não haviam voltado. Mas o que chama mais a atenção é o número de reeducandos que abandonam ou fogem do Instituto: de janeiro até agora, 175 fugiram da unidade.Uma média de um detento a cada dois dias deixam o Instituto Penal Agrícola.