O governador José Serra poderá visitar Jales nesta sexta-feira, 9, para a inauguração oficial do AME Ambulatório Médico de Especialidades, que na verdade começou a funcionar no dia 1° de outubro, com os primeiros atendimentos, ocasião em que foi oferecido um café da manhã para autoridades e representantes do setor de saúde do município e da região.
A gerente administrativa Vera Lacerda informou que inicialmente o AME está funcionando com 16 especialidades, mas logo deverão vir outras quatro. O atendimento é realizado de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h.
Todos os encaminhamentos são feitos pelo SUS, pois os pacientes precisam antes passar por uma Unidade Básica de Saúde, onde são atendidos pelo médico que passará para o AME todos os casos em que não for possível fechar o diagnóstico.
O objetivo do AME, como afirmou a gerente administrativa, é exatamente este, ou seja, fechar o diagnóstico e orientar a conduta que deve ser adotada para que o paciente possa ter um acompanhamento adequado pelo médico da sua UBS.
ADMINISTRAÇÃO
Vera foi indicada para Jales em função do trabalho que já vem desenvolvendo no AME de Santa Fé do Sul, como informou o provedor da Santa Casa de Votuporanga, Luiz Fernando Góes Liévana, que também esteve em Jales no dia 1º.
Ele disse que a administração dos AMEs da região começou por Votuporanga, onde foi instalado o primeiro ambulatório. Logo em seguida a Santa Casa daquela cidade começou a administrar o AME de Santa Fé e agora administra também o de Jales.
Luiz Fernando explicou que esse trabalho administrativo é realizado por um grupo de amigos e empresários que doam parte do seu tempo para a saúde pública, com bom atendimento, para ser excelência nessa área, na região.
O maior desafio nessa tarefa, segundo ele, é o nível do pronto atendimento, sem filas e com o maior conforto possível para os pacientes.
O provedor da Santa Casa de Jales, José Devanir Rodrigues, o Garça, disse que o hospital decidiu não participar do processo de escolha da entidade administradora do AME pelo fato da Santa Casa de Votuporanga já administrar também o de Santa Fé.
O gerente médico Luiz Henrique Leite Nogueira disse que o AME de Jales deverá oferecer à população o que existe de melhor, tanto em humanização do atendimento quanto em tecnologia. Com isso, o município passa a contar com um nível de saúde pública como nunca se viu no país.
ESPECIALIDADES
O AME de Jales vai atender 16 municípios, com uma população de cerca de 110 mil habitantes. As 16 especialidades que começam a ser atendidas são: acupuntura, cardiologia, cirurgia geral, cirurgia vascular, dermatologia, endocrinologia, endocrinologia infantil, gastroenterologia, neurologia, neurologia infantil, oftalmologia, ortopedia, otorrinolaringologia, pneumologia, proctologia e urologia.
As próximas especialidades a serem implantadas deverão ser as de alergologia, geriatria, obstetrícia (alto risco) e reumatologia.
Também já estão sendo realizadas consultas não-médicas, nas áreas de fisioterapia, fonoaudiologia, nutrição, psicologia e terapia ocupacional.