Três alunos da Escola Professor Antônio Tanuri foram encaminhados à Cadeia Pública de Guarani D´Oeste nessa quarta-feira, 23, por indisciplina. Um deles, de 17 anos, teria agredido ao diretor depois que a inspetora de alunos chamou sua atenção por chegar atrasado e pular o muro da escola.
Segundo o juiz da Vara da Infância e Juventude Evandro Pelarin - que decretou a prisão o aluno teria também empurrado e agredido verbalmente uma funcionária. Em seguida, quando o diretor entrou na sala para tirar satisfações com o adolescente, este teria lhe arremessado materiais escolares. Os objetos feriram a boca do diretor, causando sangramento.
Ainda na quarta-feira, o pai do aluno foi até a escola para ameaçar o diretor e, no dia seguinte, retornou para fazer novas ameaças. Boletins de ocorrência foram feitos pela vítima. Os dois outros alunos que também foram encaminhados à Cadeia já estavam arrolados em um processo por agressão (chute na cabeça) de um aluno dentro da escola. Os três alunos aguardam encaminhamento para a Fundação Casa.
Nessa sexta-feira, 25, mais 20 alunos da mesma escola foram encaminhados ao Conselho Tutelar por indisciplina, após uma palestra feita pela manhã por Pelarin, que estava acompanhado pela Polícia Militar. De acordo com o Conselho Tutelar, alguns dos menores já estavam cumprindo algumas medidas sócio-educativas.
Fomos lá falar com esses alunos porque a escola está passando por uma série de indisciplinas. Alguns alunos que vêm apresentando um quadro de indisciplina escolar foram apontados pela escola, encaminhados ao Conselho Tutelar e só saíram mediante a presença dos pais. Esses alunos receberão uma advertência e seus nomes vão constar em um inquérito. Caso algum deles já esteja cumprindo algum tipo de medida - como liberdade assistida, por exemplo - ele será regredido para semiliberdade ou internação, afirmou o juiz.
O diretor da escola não foi encontrado para falar sobre o assunto.