O Sindicato dos Bancários decide nessa sexta-feira, 25, se irá aderir à greve nacional. Em assembleia realizada em Votuporanga, sede dos sindicatos da região, ficou deliberada a greve. Uma nova reunião será realizada hoje para avaliar o movimento dos bancos dessa quinta-feira e decidir se paralisam ou não o atendimento a partir de segunda-feira.
No país, a greve foi anunciada nessa quinta-feira, segundo a Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf). A decisão foi tomada em assembleias realizadas pelos bancários na quarta-feira à noite em todas as capitais e no Distrito Federal, e na grande maioria das bases sindicais do interior.
De acordo com a entidade, os trabalhadores têm as seguintes reivindicações: aumento real de salário, maior participação nos lucros, valorização dos pisos salariais, garantia de emprego, mais saúde e melhores condições de trabalho.
É inadmissível que os bancos, com seus altos lucros e com o pagamento de bônus milionários aos seus executivos, queiram reduzir os salários e a participação nos lucros dos bancários", diz Carlos Cordeiro, presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT) e coordenador do Comando Nacional dos Bancários.