Depois de audiência pública e Feira de Saúde no Araguaia, equipe dá início a nova etapa do projeto
O projeto FEF em Ação Responsabilidade Social e Cidadania inaugura uma nova fase de atuação junto à comunidade de Fernandópolis. Segundo o promotor Denis Henrique Silva, um dos idealizadores do projeto em parceria com a equipe da Fundação, agora o FEF em Ação passará a funcionar com atendimentos voltados a temas específicos.
A cada ano, vamos eleger um dos temas para trabalhar nos bairros. Todas as ações do projeto naquele ano serão destinadas a um grupo: idosos, crianças, adolescentes, mulheres, etc, explica o promotor. Ele disse que a mudança no projeto faz parte do amadurecimento do FEF em Ação. Queremos envolver mais os parceiros no projeto e, além disso, a FEF continua oferecendo atendimento em saúde por meio das Clínicas Integradas. O FEF em Ação não deve ter um caráter somente assistencialista, mas sim de orientação quanto aos direitos e deveres do cidadão, argumenta o promotor.
Denis Henrique Silva falou sobre as mudanças no FEF em Ação durante a Feira de Saúde e Qualidade de Vida no bairro Araguaia, que aconteceu no último domingo, dia 20 de setembro. Paulo Nascimento, presidente da FEF, também esteve presente no evento e lembrou que as Feiras de Saúde vão continuar acontecendo e a população precisa aproveitar os serviços. Agora, a Feira terá um caráter de atendimento mais direcionado, mas vamos continuar orientando a população no que for necessário, disse Nascimento.
A Feira de Saúde aconteceu na quadra da E. E. Fernando Barbosa Lima e ofereceu assistência nos mais diversos setores, incluindo desde coleta de sangue para exames até orientações quanto à higiene pessoal, dicas de postura, atividades lúdicas para crianças e procedimentos de massagem e orientações nutricionais. O evento contou ainda com o apoio da equipe do programa Escola da Família, que fez uma exposição dos trabalhos realizados nas oficinas de artesanato. A polícia Militar também participou exibindo vídeos educativos.
A dona de casa Itamar Souza Gomes, 57, aproveitou a Feira de Saúde para buscar orientações contra o fumo. Quero parar de fumar e preciso de ajuda. Adorei toda essa estrutura e além das orientações com a psicóloga, também fiz exame de diabetes e verifiquei a pressão, conta. Cerca de 300 pessoas passaram pela Feira no domingo.
Na sexta-feira, dia 18, o Araguaia recebeu a audiência pública do FEF em Ação, onde foram discutidos problemas e soluções para aquela região da cidade. O evento contou com a presença da população, da equipe da FEF e de autoridades como o prefeito Luiz Vilar, o presidente da FEF Paulo Nascimento, o delegado Oreste Carósio (representando o Conseg Conselho Comunitário de Segurança), o promotor Denis Henrique Silva, o tenente Ronaldo Adriano Vila (representando a PM) e os vereadores Maisa Rio, Rogério Chamel e André Pessuto.
O FEF em Ação é um projeto de extensão da Fundação Educacional de Fernandópolis em parceria com o Ministério Público Estadual e a Prefeitura de Fernandópolis. O projeto também tem como parceiros a OAB, a Unimed, a Santa Casa, a Secol e o Grupo Arakaki. O FEF em Ação conta ainda com o apoio da Câmara Municipal de Fernandópolis, do Rotary Club de Fernandópolis Nova Era, da Polícia Militar e do Sindicato Rural de Fernandópolis.