Começou nessa sexta-feira e vai até a próxima, a comemoração da Semana Nacional de Trânsito. O tema da campanha desse ano é Educação no Trânsito. Em Fernandópolis, diversas ações estão sendo realizadas para celebrar a data.
O objetivo despertar a reflexão sobre ações de cidadania voltadas à educação para a mobilidade urbana, além de promover a conscientização para uma condução segura. Por este motivo, o Conselho Nacional de Transito (Contran) elegeu 2009 como o ano da Educação no Trânsito.
Além da distribuição de panfletos educativos serão realizadas palestras nas escolas estaduais, municipais e particulares da cidade, com trabalhos de conscientização junto aos alunos, especialmente do ensino fundamental (1º a 9º ano), com seleção de frases alusivas ao tema. As frases escolhidas serão colocadas em faixas e afixadas nas vias públicas.
A imprudência humana é principal fator responsável pela ocorrência de, aproximadamente, 35 mil mortes anuais por acidentes de trânsito, mas há também o que se pode denominar de crise ética em nossa sociedade. Crise esta, manifestada em cenas de agressão e de violência no trânsito, estampadas diariamente nas manchetes dos jornais em todo o país. Campanhas como são para promover a conscientização para uma condução segura, finaliza o Presidente do Contran e Diretor do Denatran, Alfredo Peres da Silva.
O trabalho é uma parceria entre as Polícias Civil e Militar e a Prefeitura Municipal, com participação do Conseg (Conselho Comunitário de Segurança), Lions Clube Cidade Progresso, Leo Clube Cidade Progresso e Rotaract Club. Há também o apoio das seguintes empresas: Corretora de Seguros, Porto Seguro - Seguros, Centros de Formação de Condutores de Fernandópolis, Rossafa Veículos, Faria Veículos, Apravel,, Azamoto, Pivetta Motos e Clínica Lyra.