Com 370 votos a favor e 32 contra, a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que cria cerca de 8 mil novas vagas nos parlamentos municipais do país foi aprovada nesta quarta-feira, 9, na Câmara dos Deputados. A PEC ainda passará por segunda votação.
O número atual de vereadores brasileiros saltará dos atuais 51.748 para 59.791. A região terá 74 novos vereadores. Votuporanga, por exemplo, passará a ter 17, ante os dez atuais. Em Fernandópolis, a Câmara crescerá 50%, passando de dez para 15 parlamentares.
Se for aprovada em segundo turno, a PEC deverá entrar em vigor imediatamente, segundo entendimento de políticos e juristas. Isso, entretanto, cabe ao TSE decidir.
Muito se especula acerca dos nomes dos cinco novos vereadores de Fernandópolis. Já existe uma lista extra-oficial, que inclui Maurílio Saves (PV), Zarola do Sgoti (DEM), Humberto Machado (PDT), Macarrão Teixeira (PT) e Enfermeiro Manoel (DEM). Há outros nomes sendo mencionados, como Ademir de Almeida (PP) e Salvador de Castro (PS). O cálculo oficial deverá ser feito pelo cartório eleitoral mas só na hipótese da aprovação definitiva da PEC.