As chuvas que caíram em Fernandópolis nesse mês atingiram 198mm, a maior quantidade já registrada em 33 anos, no mês de setembro, pelo pluviômetro da CATI (Coordenadoria de Assistência Técnica Integral), subordinada à Secretaria de Agricultura e Abastecimento.
Em 1976, registraram-se no mesmo mês 159mm, 33mm a menos que neste ano. Setembro é considerado um dos meses em que há menor registro de chuvas. Nos anos de 1988, 2004 e 2007 não caiu nenhuma gota d´água, em Fernandópolis, no referido mês.
Só nesse final de semana e feriado, o pluviômetro da CATI registrou 76mm. Vários estragos foram ocasionados na cidade. Uma escola municipal - situada no Jardim Pôr do Sol, a CEMEI Ângelo Finoto, teve as aulas suspensas até a próxima segunda-feira. As chuvas destelharam a escola e causaram alagamento. Nessa quarta-feira, 9, uma forte chuva voltou a cair sobre a cidade. Só nesse dia registraram-se 78mm, quantidade superior à registrada em todo final de semana e feriado.
Este ano, fevereiro foi o mês mais chuvoso. Foram 367mm de chuva. No dia 2 desse mesmo mês, um grande temporal também fez vários estragos na cidade. O maior ocorrido nos últimos tempos. Ruas e avenidas ficaram alagadas, fortes ventos destelharam casas e empresas na cidade. Foi necessária a intervenção da Prefeitura e da Defesa Civil do Estado.
Desde 1970, a Secretaria de Agricultura controla os índices pluviométricos de todas as regiões do Estado de São Paulo. Nesta década, o ano mais chuvoso foi 2005, com nada menos que 1833,8mm. No ano passado, o total chegou a 1152,7mm.
O mês mais chuvoso dos últimos 40 anos foi janeiro de 1989, quando o município de Fernandópolis registrou 634,0mm de precipitação pluviométrica. Para esta sexta-feira, 30, a previsão é de muita chuva.