Vereadores buscam informações sobre municipalização em Votuporanga

20 de Agosto de 2025

Compartilhe -

Vereadores buscam informações sobre municipalização em Votuporanga
Seis vereadores da Câmara de Fernandópolis visitaram o prefeito de Votuporanga, Junior Marão, nessa quinta-feira, 3. O objetivo da visita – cuja iniciativa foi do vereador Étore José Baroni, membro do mesmo partido de Marão (PSDB) – foi trocar ideias sobre diversas ações desenvolvidas pelos municípios.

Entre os assuntos tratados, o mais importante era a municipalização das escolas de ensino fundamental, perspectiva que em Fernandópolis vem sendo amplamente discutida, depois que o Estado solicitou dados sobre o número de professores efetivos em Fernandópolis, à Dirigente Regional de Ensino, Adélia Meneses.

De acordo com Baroni, o prefeito Junior Marão destacou vários pontos positivos da municipalização e se comprometeu a enviar na próxima semana, um relatório sobre o tema. “A visita foi mais para retribuir uma visita que o prefeito fez a nossa cidade. Mas aproveitamos para saber mais sobre a municipalização, pois os professores têm cobrado uma posição de nós vereadores, então fomos buscar informações para poder fazer algum requerimento solicitando algo do Poder Público”, disse.

Em Votuporanga, 11 escolas do ensino fundamental são de responsabilidade do município, além de 15 centros infantis. Existem aproximadamente 6,5 mil alunos e um corpo docente formado por 300 professores, sendo 23 efetivos do Estado. No mês passado, o prefeito renovou o convênio da municipalização por mais cinco anos.

O prefeito aproveitou a oportunidade para entregar o catálogo “Votuporanga – Venha crescer com a gente”, que será entregue a empresas de todo o Brasil, visando a divulgar o potencial econômico do município, com dados de todas as áreas e um vídeo institucional.

Marão ressaltou ainda a desvantagem que a região noroeste leva em relação aos grandes centros do Estado de São Paulo. “Estamos próximos a outros estados que oferecem incentivos fiscais para atrair empresas. Nesse sentido, temos que ser olhados de maneira diferente, já que quando há a intenção de instalar indústrias no Estado de São Paulo, os empresários preferem os grandes centros, e o interior fica prejudicado”.

Participaram da reunião os vereadores Étore José Baroni, Dorival Pântano, Maiza Rio, André Pessuto, Neide Garcia e Rogério Pereira da Silva.