FPF outorga “Ordem do Mérito” a Jesus Moreti

20 de Agosto de 2025

Compartilhe -

FPF outorga “Ordem do Mérito” a Jesus Moreti
Em solenidade realizada em São José do Rio Preto no último dia 28, o presidente da Federação Paulista de Futebol, Marco Polo Del Nero, conferiu a Jesus Moreti, ex-presidente do Fernandópolis Futebol Clube, a Ordem Nacional do Mérito Futebolístico, “como forma de reconhecimento pelos relevantes serviços prestados ao futebol, com honra, caráter e civismo”, como diz a comenda.

Estiveram presentes ao evento o Ministro dos Esportes, Orlando Silva, e o vice-presidente da Federação Paulista, Reinaldo Carneiro Bastos. Na ocasião, o presidente Del Nero citou Moreti e outros dirigentes de clubes como “abnegados” e afirmou que atualmente “é impossível administrar futebol profissional sem o auxílio dos prefeitos e empresários”.

Del Nero disse que a Lei de Responsabilidade Fiscal não é motivo para as prefeituras não ajudarem os clubes de suas cidades. “Sei que os prefeitos não podem injetar verbas públicas nos times de futebol, mas há outras maneiras de colaborar. Basta ter a vontade política de fazê-lo”, afirmou.

Jesus Moreti começou no futebol quase por acaso. Ele acompanhava o filho Márcio nos torneios que este disputava nas categorias menores. Depois, quando o garoto fez testes no Guarani de Campinas, se tornou olheiro do Bugre. A mesma função, ele desempenharia mais tarde, em favor do América de Natal.

Em 1994, era o diretor de futebol do Fefecê, time então presidido por Antonio Ribeiro Pereira, que se sagraria campeão naquele ano. Tempos depois, Moreti assumiu a presidência do Fefecê, onde permaneceu por vários campeonatos. Hoje, ele é novamente diretor de futebol e autor da parceria com a empresa Vitória Gerenciamentos Esportivos, que administrou o Fefecê em 2009.