Fernandópolis recebeu avaliação positiva da Vigilância em Saúde do Estado de São Paulo, por cumprir as exigências da nova legislação antifumo. A posição é resultado da Blitz que aconteceu neste último final de semana no município.
A Blitz foi realizada das 18h às 24h e visitou estabelecimentos comerciais e casas noturnas, na Brasilândia, nas avenidas Litério Grecco, Expedicionários Brasileiros e Líbero de Almeida Silvares. A fiscalização foi acompanhada por dois fiscais municipais e nenhuma multa foi aplicada nos estabelecimentos visitados.
Segundo a Vigilância em Saúde de Fernandópolis a inspeção conjunta foi elogiada pelos agentes estaduais pelas ações de conscientização como a Campanha Educativa, feita através de outdoor, panfletos e adesivos, além da metodologia adotada para fiscalizar os estabelecimentos em Fernandópolis.
Desde o dia 7 de agosto entrou em vigor, a nova legislação antifumo, em todo Estado de São Paulo. Desde a data passou a ser proibido fumar em ambientes fechados de uso coletivo como bares, restaurantes, casas noturnas e outros estabelecimentos comerciais. A nova legislação estabeleceu ambientes 100% livres do tabaco.
Para evitar punições, os responsáveis pelos estabelecimentos devem adotar algumas medidas, entre elas, a fixação de cartazes alertando sobre a proibição, e a retirada dos cinzeiros das mesas de bares e restaurantes como forma de desestimular que cigarros sejam acesos. Devem, também, orientar seus clientes sobre a nova lei e pedir para que não fumem.
Em caso de desrespeito à lei, o estabelecimento será multado. Para informar o descumprimento da Lei: 0800 771 3541 ou www.leiantifumo.sp.gov.br