A seguradora Porto Seguro criou um programa de educação para o trânsito voltado especificamente para as crianças em idade escolar. O projeto concebeu a Cidade Portinho Seguro, onde uma parafernália (com semáforos, faixas de pedestres e tudo o mais) reproduz situações encontradas nas ruas.
Segundo Cristiano Maschio, gerente de sucursal da Porto Seguro, a empresa faz parcerias com prefeituras para levar o projeto às escolas do interior. Agora, conseguimos atingir o interior, o que era um dos nossos principais objetivos, disse.
Nesta terça-feira, 1º, a Cidade Portinho Seguro estava instalada na EMEF José Gaspar Ruas, no Jardim Rosa Amarela. Com a presença do prefeito Luiz Vilar, do vereador Rogério Chamel e dos diretores municipais Darci Marin (da Educação) e Gilmar Cestaro da Gama (do Departamento de Trânsito), os alunos e professores ouviram explicações sobre o projeto.
As orientações de trânsito para as crianças são ministradas por instrutores formados. O objetivo, segundo Maschio, é a conscientização para o trânsito desde cedo. O projeto, que teve início em 2003, é itinerante. Em Fernandópolis, alcançará 1400 crianças. Para o prefeito Vilar, Fernandópolis tem condições de produzir uma futura geração educada para o trânsito como já se vê em cidades como Brasília e Curitiba.
No final, as crianças ganharam uma cartilha com regras de trânsito e uma cartinha de habilitação simbolizando o evento.