O cartunista Arpa, que cria os cartuns da página de política do jornal CIDADÃO, de Fernandópolis, foi o grande vencedor do 36º Salão de Humor de Piracicaba, na categoria charge. A mostra, que foi aberta no sábado, 29 de agosto, permanecerá até o dia 18 de outubro no antigo Armazém 14, agora denominado Henfil.
Além da categoria charge, Arpa receberá o Grande Prêmio, constituído pelos troféus Zélio de Ouro e Zélio de Prata. Isso o transforma no mais premiado participante da versão de 2009 da mostra.
Alberto Ribeiro Palmieri é de uma família de pequenos agricultores residentes num sítio na divisa entre Meridiano e Fernandópolis. Ele desenha desde menino, e iniciou seus trabalhos profissionais em 2005, no CIDADÃO.
Ao mostrar seu trabalho ao editor Vic Renesto, foi imediatamente incluído na equipe de colaboradores. O editor, entretanto, entendeu que Alberto não era um bom nome de cartunista, e criou o nome artístico Arpa, unindo as iniciais do rapaz.
Atualmente, Arpa mora em Birigui, onde estuda e trabalha. Seu último trabalho em CIDADÃO foi publicado na edição do último sábado, dia 29 de agosto. O artista, que é muito tímido, ligou para a redação na segunda-feira e deu a notícia. Foi a primeira vez que ouvi o Arpa falar alto, divertiu-se a recepcionista Edilaine Ferreira.
Confira os demais premiados:
Cartum: Josef Jurczyszyn Varsóvia, Polônia
Caricatura: Gonzalo Rodriguez Porto Alegre-RS
Vanguarda: Raimundo Rucke Santos Souza Itu-SP
Tiras: Luigui Rocco Pasquale Recine São Paulo-SP
Prêmio Aquisitivo: Omar Alberto Figueira Turcios Madri, Espanha.