Um relatório do 16º Batalhão da Polícia Militar elaborado a pedido de CIDADÃO revelou que em Fernandópolis ocorrem, em média, três acidentes de trânsito por dia. Em sete meses, foram registrados 647, dois deles com vítimas fatais.
O total de registros é equivalente a 10% do número total de acidentes registrados nas cinco subunidades que compõem o 16º Batalhão da Polícia Militar do Interior (BPMI), cujas cidades são: Jales, que abrange doze municípios; Votuporanga, com nove; Santa Fé do Sul, com dez; Nhandeara, com seis e Fernandópolis com 12 cidades.
Já o total de acidentes com vítima fatal registrado pelo 16º BPMI é de 10; Fernandópolis é responsável por 20%. Segundo o Ten. Coronel José Paschoal Nicoletti, só são contadas como vítima fatal as que morrem no dia do acidente.
A PM também registrou em seu Quadro Mensal de Ocorrências (QMO) 12 acidentes graves; dez envolvendo adultos, um com adolescente e um com criança. Os que tiveram ferimentos leves foram 290, sendo 259 adultos, 26 adolescentes e cinco crianças.
O mês em que se registraram mais ocorrências foi maio, com 116. Os meses de março e junho vêm em segundo lugar e apresentaram o mesmo total, 107. O mês que obteve menor registro foi julho, com 74.
De acordo com Nicoletti, os principais motivos dos acidentes de trânsito são imprudência e negligência. Entre as imprudências estão os condutores que ultrapassam pelo lado errado; calçados inadequados e outros fatores. Já quanto à negligência, podemos citar capacetes velhos, veículos em más condições de uso. Estamos fazendo as autuações necessárias, ma não podemos estar em todos os lugares ao mesmo tempo, disse o Coronel.