A Escola Estadual Carlos Barozzi de Fernandópolis deu início nessa segunda-feira, 24, a um projeto - intitulado como Nossa escola é 10 - que irá transformar a vida dos moradores do bairro da Brasilândia.
A proposta é fazer com a comunidade se integre com a escola e usufrua de todos os benefícios que ela tem a oferecer. A iniciativa pretende ainda fortalecer os laços das famílias e da escola para que juntas possam unir forças para agir contra a violência. Contribuirão também com o trabalho, as instituições religiosas do bairro.
A primeira etapa da programação começou nessa segunda-feira, 24, como os eventos Semana dos Pais e Amigos da Escola. Um campeonato de futebol teve início no mesmo dia, dez times foram formados.
Outros dois eventos estão na pauta para serem desenvolvidos até o final do ano. São eles: Semana da Criança Feliz, Natal Festivo e Encontros pela Paz. Sendo este último realizado mensalmente com a colaboração de irmãs franciscanas da igreja Católica.
O principal motivo que levou a escola a elaborar essas ações, foi o fato dela estar inserida em uma comunidade periférica pequena, com grandes problemas sociais, econômicos e culturais. Todos esses fatores têm gerado alterações avassaladoras no comportamento emocional e psicológico do educando e resultado em atitudes de violência que prejudicam a aprendizagem.
Visando a transformação desse ambiente, foram realizados nos dias 6, 8, 27 e 30 de julho, uma reunião com representantes de Justiça, especialistas da área da educação, membros do Conselho Tutelar, diretores da APM, o presidente Associação de Amigos do Bairro, vereadores, líderes religiosos do bairro, os diretores do projeto Os Sonhadores, professores e pais de alunos para apresentar o Projeto Integração Escola Comunidade e discutir ações e estratégias para o desenvolvimento do mesmo.
Todos os presentes discutiram e abraçaram o projeto, que ficou definido com a realização dos três grandes eventos: Semana dos Pais e Amigos da Escola, Semana da Criança Feliz, Natal Festivo e Encontros pela Paz mensalmente na Escola.
A equipe gestora é composta por: Ivonice Brigo Borges (diretora); José Roberto Longo (vice-diretor); Denise Cristina Siqueli (supervisora) Maria Adelina Marques Pereira Colombano (Coordenadora Pedagógica) e uma equipe de 70 professores.
A escola Carlos Barozzi oferece ensino fundamental e médio para 389 alunos no período integral. No próximo dia 4 de outubro ela completa 62 anos de fundação. Várias famílias tradicionais da cidade já passaram pela escola.
Hoje, filhos, netos e bisnetos ainda ajudam a construir sua história. Confira os sobrenomes dessas famílias: Lacerda; Massuda; Barozzi; Torres; Santos; Camazanu; Almeida; Malavazzi; Teixeira; Rocha; Sgotti; Bortolozzo; Pacheco; Vidale; Pradela; Torrecilha; Salioni; Garbin; Marin; Cestari; Reynodes; Belantani; Lanini; Borges; Finoto; Izepe; Furini; Fornereto; Brambati; Ferreira; Geloneze; Poço; Freita; Parra; Rodrigues; Guelfi, Fuzari; entre outros.