Um relatório recente realizado pela FEF (Fundação Educacional de Fernandópolis) revelou o impacto das ações de responsabilidade social da instituição junto à comunidade.
Entre os serviços mais utilizados pela população, a saúde é a que mais se destaca, especialmente nas nove áreas que estão em atuação nas Clínicas Integradas da FEF. Em quatro anos de funcionamento, foram realizados 145.565 atendimentos gratuitos, o que equivale a duas vezes e meia a população inteira de Fernandópolis.
As Clínicas Integradas que foram inauguradas em 2004 - contam com infraestrutura avançada e profissionais capacitados. Atualmente, o atendimento é realizado nas áreas de Enfermagem, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Psicologia, Serviço Social, Terapia Ocupacional, Nutrição, Estética e Pedagogia.
Somente em 2008, cerca de 700 universitários da Fundação passaram por programas de estágio nas Clínicas. Quarenta professores e profissionais orientaram cerca de 8.800 horas de atendimento e estágio.
No primeiro semestre de 2009, somente na Clínica de Fisioterapia um dos serviços mais utilizados das Clínicas foram realizados 7.532 atendimentos nas áreas de triagem, ortopedia, traumatologia, neurologia adulto, neuropediatria e hidroterapia.
No ambulatório de Enfermagem, o atendimento é feito por médicos e enfermeiros para casos de urgência e emergência. O ambulatório também realiza consultas, curativos e campanhas de vacinação. A clínica de Fonoaudiologia é outro diferencial da Fundação. Profissionais e estagiários realizam gratuitamente avaliações fonoaudiológicas, exames audiológicos, terapia fonoaudiológica e atendimento em otorrinolaringologia. Na área de Psicologia, a Clínica realiza atendimento psicoterápico, triagens, relações educacionais de intervenção, atendimentos emergenciais e ainda emite psicodiagnósticos e laudos.
Implantado no início de 2008, o serviço de Nutrição também é muito procurado pela comunidade. Pacientes de várias idades são encaminhados por médicos que indicam o acompanhamento nutricional em tratamentos diversos. No mesmo ano, a FEF implantou o setor de Terapia Ocupacional nas Clínicas. A equipe, formada por alunos do 7º semestre e professores do curso de T.O., atende crianças e adultos com técnicas de Terapia Ocupacional adequadas a cada caso.
A FEF oferece ainda o atendimento de Serviço Social, que funciona como triagem para os outros setores das Clínicas e ainda como orientação para pessoas que necessitem de serviços públicos para a melhoria da qualidade de vida.
Os dois serviços mais recentes implantados nas Clínicas são os de Estética e o atendimento de Pedagogia. Na Estética, são oferecidos tratamentos faciais e corporais, além da realização de campanhas preventivas sobre a saúde do corpo. Na Pedagogia, são atendidas crianças com dificuldades de aprendizagem, inclusive com a orientação de pais e professores que lidam esses casos. O atendimento nas Clínicas Integradas da FEF é gratuito e realizado mediante agendamento. O telefone para mais informações é o (17) 3465 0000.