Os moradores do Jardim Paulista de Fernandópolis receberam essa semana a boa notícia de que serão beneficiados com a construção de um PSF (Programa Saúde da Família) no bairro. O anúncio foi feito pelo Prefeito Luiz Vilar, em seu gabinete, nessa segunda-feira, 17.
Através de uma emenda parlamentar de R$ 300 mil do deputado estadual Vaz de Lima, os moradores - que há muito tempo vinham reivindicando a benfeitoria - agora, podem comemorar.
Para representar o Jardim Paulista - esteve presente durante o anúncio feito na Prefeitura a presidente do bairro França Vieira da Silva Costa, 83. França, além de agradecer pela conquista, relatou as dificuldades que os moradores já enfrentaram por não ter um posto de saúde mais próximo de casa.
Há tempos enfrentamos dificuldades por não ter um posto de saúde próximo de casa. De primeiro nos deslocávamos para o postinho do Guanabara, agora vamos no da Brasilândia. Mas acontece que tem muitas pessoas de idade que não tem condições de fazer esse trajeto, como é o caso do meu marido que está acamado. Para mim está sendo uma honra ganhar essa obra maravilhosa e tão desejada, afirmou Costa.
A unidade vai atender, além da comunidade do Jardim Paulista, os bairros: São Judas Tadeu, Eldorado, Barbosa e Brasília. Aproximadamente 1.500 pessoas serão beneficiadas.
O PSF terá um espaço de 1209,98 metros quadrados, sendo 342,54 metros quadrados de área construída, com 26 cômodos, divididos em uma estrutura para embarque e desembarque com sala de espera, de vacinação, de recepção, de enfermagem, de reunião dos agentes comunitários, de postos de coleta, administrativa, de curativos, de observação, esterilização e de pequenas cirurgias, depósito de medicamentos, consultório odontológico. Tudo isso com acessibilidade para pessoas com deficiência.
A verba para a construção já foi aprovada pela Secretaria Estadual de Saúde e deverá ser disponibilizada dentro do prazo de 60 dias. Participaram da coletiva de imprensa que anunciou a conquista: o prefeito Luiz Vilar, o deputado estadual Vaz de Lima, o diretor da DRS XV Valdecir Carlos Tadei, o presidente da Câmara, Dorival Pântano, vereadores, representantes de entidades e de órgãos públicos de Fernandópolis.
Programa Saúde da Família
PSF prioriza as ações de prevenção, promoção e recuperação da saúde das pessoas, de forma integral e contínua. O atendimento é prestado na unidade básica de saúde ou no domicílio, pelos profissionais (médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e agentes comunitários de saúde) que compõem as equipes de Saúde da Família. Assim, esses profissionais e a população acompanhada criam vínculos de co-responsabilidade, o que facilita a identificação e o atendimento aos problemas de saúde da comunidade.