Apesar da crise financeira mundial que atingiu todos os setores produtivos do Brasil, inclusive o sucroalcoolerio, a Alcoeste, para superar este momento turbulento, vem trabalhando em conjunto com os seus setores agrícola e industrial na busca de alternativas para redução dos custos no processo de produção.
Com essa parceira e esforço das equipes a empresa comemorou nesses 107 dias de moagem da safra 2009/2010 números recordes em sua produção, com uma eficiência industrial média de 83,90%.
Em comparação com o mesmo período da última safra, houve um aumento de aproximadamente 2,5% no total de cana moída. A produção de levedura teve um aumento de 21,4% e a do bagaço hidrolisado de 33,3%. Já a produção de álcool anidro teve um aumento em relação ao mesmo período da última safra de 1,1% e o álcool hidratado 1,6%.
Segundo Kosuke Arakaki, presidente do conselho administrativo do Grupo Arakaki, este aumento na produção se deve ao processo de melhoria contínua pelo qual passa a empresa e principalmente pelo entrosamento entre indústria e agrícola.
Kosuke ainda ressaltou que a Alcoeste é a única destilaria da região que foi instalada e não mudou de proprietário.
Em reunião realizada com os coordenadores de equipes, Arakaki ressaltou que só é possível atingir os objetivos traçados quando a empresa possui colaboradores comprometidos. Reafirmou ainda que o Grupo Arakaki consegue superar as crises que sempre atinge diretamente os setores produtivos do país por ser uma empresa que valoriza e dá oportunidade aos colaboradores.