Balé de Rio Preto se apresenta em Fernandópolis com entrada franca

20 de Agosto de 2025

Compartilhe -

Balé de Rio Preto se apresenta em Fernandópolis com entrada franca
Neste domingo, 9, acontece em Fernandópolis a apresentação do espetáculo “Alma Aprisionada” do Balé de São José do Rio Preto. O espetáculo é gratuito e será no Teatro Municipal às 20h.
O Espetáculo está inserido no Programa de Ação Cultural, um Projeto apoiado pela Diretoria da Cultura de Fernandópolis, Governo do Estado de São Paulo, Secretária de Estado da Cultura, em parceria com a Prefeitura de Orlândia, através da Casa de Cultura.



“ALMA APRISIONADA”

Em Alma Aprisionada o coreógrafo Mario Nascimento desafia o do Balé de Rio Preto a interpretar os limites entre lucidez e loucura que marcaram a personalidade de Stela do patrocínio, nascida em 1941 e autora de poesias inquietantes, Stela permaneceu internada durante 30 anos na colônia Juliano Moreira, o hospital psiquiátrico onde também viveu o artista plástico Arthur Bispo do Rosário, Stela se destacava dos outros pacientes por sua fala peculiar, com alto teor poético.

Inspirado nestes em outros enigmas da poetisa que morreu em 1992 aos 52 anos, Mario Nascimento tece uma dramaturgia apoiada na palavra falada e na coreografia desenvolvida em meio aos obstáculos criados no palco por tecidos entrecruzados, com linguagem cênica e coreográfica explora o potencial singular de movimento de cada bailarino, criando movimentos que pudessem canalizar a lucidez em meio ao caos, que é a própria essência de Stella do Patrocínio, fazendo com que esse conceito se espalhasse a todas as camadas do processo criativo. Os bailarinos tiveram como nunca, pela individualidade, seu trabalho valorizado ao máximo, pois cada um tem seu movimento individual, como várias performances-solo ao mesmo tempo, sem, no entanto, comprometer a unidade, é a idéia do caos ordenado e contido. É essa coreografia contida em limites espaciais que destaca a criação do Balé de Rio Preto.