Falha plano da Prefeitura para acabar com “lixão”

20 de Agosto de 2025

Compartilhe -

Falha plano da Prefeitura para acabar com “lixão”
Em janeiro desse ano, a Diretoria Municipal de Meio Ambiente adotou – após reclamação de moradores - um plano emergencial para acabar com um lixão que fora criado em um terreno público na região do Caic. A área foi cercada e aterrada para a construção de uma área verde que, segundo a Prefeitura, seria construída com a ajuda dos moradores.

A demora na implantação do projeto fez com que carrinheiros, caçambeiros e particulares voltassem a jogar lixo e entulhos no local. Nessa quarta-feira, 5, a equipe do CIDADÃO esteve naquela área, por volta das 8h30, e – por cerca de 20 minutos – acompanhou o despejo de entulhos de seis caminhões.

A informação dos moradores é de que a própria Prefeitura também se aproveita da área para jogar galhos. O acumulo do lixo voltou a incomodar os moradores que, constantemente, são surpreendidos por bichos peçonhentos. Uma moradora afirmou ter encontrado um gambá na árvore de sua casa.

Segundo o Diretor do Meio Ambiente, Ângelo Veiga, a destinação do lixo da cidade tem sido um dos maiores problemas da pasta. “A destinação do lixo é meu maior problema. E não é só naquela área, existem vários outros pontos. Se você proíbe jogar lixo em um lugar, jogam em outro. A cidade não planejou o seu banheiro. Não adianta nada proibir, o hábito existe há muitos anos”, disse.

té o momento, Veiga afirmou que a sua diretoria só tem tomado medidas paliativas e que a solução total do problema só virá quando for instalada uma usina de compostagem na cidade. Só então serão criados os ecopontos para serem depositados lixo e entulhos.

Ângelo disse ainda que a Prefeitura tem buscado auxílio via Governo Federal e Estadual. Quanto à área verde prometida, o diretor disse que o projeto está sendo desenvolvido aos poucos. Uma das cinco áreas que precisam ser aterradas já foi realizada. “Peço à população que tenha um pouco de paciência”, disse Veiga.