O IACor (Instituto Avançado do Coração) da Santa Casa de Misericórdia de Fernandópolis iniciou suas atividades na cidade. Fruto de uma parceria entre o hospital, médicos da área cardiovascular regional e também tendo como sócia a Unimed de Fernandópolis, o IACor oferece serviços de hemodinâmica para diagnóstico e tratamentos de doenças cardiovasculares.
Os primeiros procedimentos do Instituto foram realizados em um homem de 64 anos de Jales e em uma mulher de 55 anos de Fernandópolis. O médico hemodinamicista Márcio Santos, que compõe o corpo clínico do IACor, foi o profissional responsável pelos procedimentos. O cateterismo identifica obstruções e dura de 30 a 40 minutos. Após aproximadamente 20 minutos de repouso no próprio Instituto, o paciente é liberado com o resultado do exame que sai no mesmo dia. Este procedimento possibilita o diagnóstico e se há a necessidade de realizar angioplastia (tratamento com stent).
O IACor conta com uma sala de exames ampla e totalmente equipada para maior segurança e conforto do paciente e equipe médica, além de duas salas de recuperação equipadas com aparelhos para suporte no cuidado com os pacientes contendo 11 leitos entre macas, cama e poltronas de repouso, ambas com banheiros e vestiários masculinos e femininos. Na recepção, todo o conforto para quem aguarda os serviços dos profissionais do Instituto. Toda esta estrutura possibilita um atendimento de excelente qualidade para a população de Fernandópolis e região.
O Instituto conta com um aparelho de hemodinâmica da marca Siemens, modelo Axiom Artis dFC/dFA Detector System, importado da Alemanha, que possibilita a visualização de obstruções, aneurismas, lesões vasculares e a realização de tratamentos importantes como de tumores e implante de stents. Foram investidos R$ 1,2 milhão na compra do aparelho. Os recursos tecnológicos deste aparelho permitem a reconstrução da imagem em três dimensões, podendo tratar até doenças como a aneurisma cerebral. Tal equipamento faz com que Fernandópolis se torne referência na região em atendimentos de doenças cardiovasculares. Pacientes da região e de estados vizinhos não precisam mais se deslocar até grandes centros para realizar esse tipo de tratamento.
O IACor atende pacientes por convênio, particular e pacotes. Além disso, está buscando credenciamento junto ao SUS (Sistema Único de Saúde) com previsão para início de atendimento em 2010. Para mais informações sobre o IACor e agendamento de horários para exames, entre em contato pelo telefone (17) 3465 6125.