As diretorias de Educação e Saúde de Fernandópolis informaram que a partir desta quarta-feira, 29, todas as unidades de ensino infantil, as CEMEIS (creches), permanecerão fechadas em virtude da recomendação do Estado de adiar o retorno das aulas nas escolas, como medida de prevenção à grupe suína.
As aulas em período integral nos Centros de Educação Infantil não são suspensas no recesso escolar, diante da necessidade de trabalho dos pais. Agora, fechadas, todas as unidades escolares de Fernandópolis passarão por total higienização, prevenindo qualquer possibilidade de contágio entre os alunos, garantindo inclusive a prevenção da gripe comum, explica a diretora da Educação, Darci Marin
A Prefeitura reconhece que a medida traz desconforto às famílias que mantém seus filhos em período integral nas escolas para que os responsáveis possam trabalhar, mas alerta que é de fundamental importância proteger as crianças, em especial as que possuem até sete anos, que junto aos idosos, gestantes e obesos se enquadram no grupo de risco.
Ontem, 28 de julho, a Prefeitura decidiu adiar o retorno às aulas para as escolas municipais, pré-escolas e ensino fundamental, em virtude da Nota Oficial da Secretaria de Estado da Saúde, que recomenda a ampliação das férias escolares até o dia 17 de agosto.
A medida tem como objetivo reduzir a transmissão do vírus influenza A H1N1 no Estado de São Paulo. É importante ressaltar que nenhum caso da doença foi registrado ou está sendo monitorado no município de Fernandópolis.
Pais e responsáveis devem levar seus filhos aos postos de saúde ao consultório médico de confiança ao perceberem os primeiros sinais de uma gripe, que são febre repentina, tosse, coriza, dores musculares, nas articulações e dor de cabeça.
Alguns cuidados básicos de higiene podem ser tomados, como: lavar bem as mãos freqüentemente com água e sabão, evitar tocar os olhos, boca e nariz após contato com superfícies, não compartilhar objetos de uso pessoal e cobrir a boca e o nariz com lenço descartável ao tossir ou espirrar.