“Programa Brasil Alfabetizado” atenderá 300 pessoas até o final do ano

20 de Agosto de 2025

Compartilhe -

“Programa Brasil Alfabetizado” atenderá 300 pessoas até o final do ano
Nesta segunda-feira, 20, durante Coletiva na Sala de Imprensa da Prefeitura, o Prefeito Luiz Vilar e a Diretora da Educação, Darci Marin realizaram o Lançamento do Programa do Governo Federal “Brasil Alfabetizado”, voltado à alfabetização de jovens, adultos e idosos. O programa é uma porta de acesso à cidadania e o despertar do interesse pela elevação da escolaridade e visa garantir a continuidade dos estudos aos alfabetizandos.

Em Fernandópolis a taxa é de 9,2%, o que equivale a 4.355 pessoas, com 15 anos ou mais. A meta para 2009 é de 300 pessoas alfabetizadas. A estrutura em Fernandópolis contará com 12 educadores e 2 coordenadores de turma.

A vantagem principal do Programa Pedagógico é que as pessoas não precisam sair do seu bairro para estudar. Uma equipe de educadores será capacitada através do Curso de Formação Inicial e Continuada firmado em Convênio com a Fundação Educacional de Fernandópolis, custeado pelo MEC.

“Nosso objetivo é fazer mil alunos/ano. Desta forma iremos sanar o nosso índice de analfabetismo e promoveremos a inclusão real de todas estas pessoas na comunidade”, ressalta o Prefeito Luiz Vilar.

O termo de Adesão foi assinado no dia 29 de abril, é já está aprovado pelo MEC. As inscrições devem ser feitas até o dia 31 de novembro, através dos educadores que visitarão os bairros realizando o levantamento. O Programa terá duração de oito meses e após o término os educandos serão encaminhados para a certificação no EJA.

“Pensando no nosso compromisso com Fernandópolis, aceitamos o desafio, pois não dá mais para vermos estatísticas, justificarmos ou teorizarmos o assunto. Temos que partir para a ação. É perfeitamente possível e depende da solidariedade de todos os segmentos da sociedade”, destaca Darci Marin, diretora da Educação.

Participaram do Lançamento do Programa, vereadores, diretores e coordenadores das escolas municipais, presidentes de bairros, além do Diretor de Planejamento da FEF, José Ataídes e da Dirigente de Ensino Regional, Adélia Menezes.