Buscar recursos federais disponíveis em diversas áreas e investir em capacitação de profissionais para auxiliar no acesso aos programas do governo é mais um dos objetivos da Santa Casa de Votuporanga, que em parceria com a Federação das Santas Casas e Hospitais Beneficentes do Estado de São Paulo e a Secretaria Estadual de Saúde ofereceu o curso onde o foco foi o Sistema de Gestão de Convênios e Contratos de Repasse.
A Siconv- Sistema de Gestão de Convênios é uma importante ferramenta criada pelo governo para acompanhar os repasses federais de recursos públicos da União para estados, municípios e organizações não governamentais.
Devido a tanta dificuldade para a viabilização de projetos, a busca por eliminar a burocracia é primordial, por isso o Sistema serve para organizar a demanda dos repasses, priorizando as áreas que mais necessitam de recursos.
Com a capacitação desses profissionais da saúde há a facilidade na apresentação de projetos aos programas ofertados pelo governo federal, além disso, o sistema disponibiliza e permite acompanhar todos os passos de execução, facilitando a transparência e legalidade dos atos.
Segundo um dos palestrantes do curso, Beatriz de Souza Dias, administradora hospitalar da Santa Casa de Assis e multiplicadora do Siconv pela Federação, antes do Siconv cada ministério usava uma metodologia para lidar com os projetos, hoje todos os ministérios trabalham em um mesmo sistema de convênio facilitando o acesso às propostas enviadas pelos cadastrados.
Edson Rogati presidente da Santa Casa de Palmital ressaltou que o objetivo do curso é o de promover a transparência dos recursos públicos, os projetos agora ficam disponíveis para consultas no site do Siconv com acesso livre para todos, dessa forma a aprovação se torna bem mais rápida.
No curso foram abordados também questões sobre a legislação dos hospitais filantrópicos, simulação de credenciamento para a habilitação do recebimento de recursos, elaboração de propostas e envio e cotação de preços de projetos. Representantes das unidades de saúde de São José do Rio Preto, Jales, Palmital e Votuporanga estiveram presentes, entre eles administradores de hospitais e advogados.
O Siconv pode ser consultado no Portal dos Convênios www.convenios.gov.br é só acessar.
Fehosp
Uma instituição sem fins lucrativos que representa mais de 480 entidades beneficentes no Estado e há mais de 45 anos vem investindo na capacitação e modernização da rede hospitalar do Estado de São Paulo. A Fehosp tem possibilitado ás entidades, uma constante atualização junto aos temas mais discutidos na área da saúde, assim a informação e integração entre seus associados e os setores público e privado são transmitidas freqüentemente por meio de cursos, simpósios e workshops para qualificar os profissionais da área da saúde no País.