O sonho de muitos jovens que atingem a maioridade é ter a Carteira Nacional de Habilitação e ter um carro zero quilômetro na garagem. Alguns, por ansiedade, chegam a burlar a lei e dirigir antes mesmo da idade permitida por lei.
Diferente da maioria, Gustavo Mafra que tem 19 anos ainda não tem a CNH e muito menos carro próprio; seu sonho é ter um cão-guia. Devido a um problema na gestação, ele nasceu com o nervo óptico atrofiado e se tornou deficiente visual total.
Para se locomover pela cidade, o jovem necessita da ajuda de outras pessoas. Gustavo já tentou sair de casa desacompanhado, mas depois de uma série de casos de maus-tratos envolvendo a população e até comerciantes que não respeitam sua deficiência, ele só sai de casa acompanhado.
O Gustavo não gosta de sair de casa a pé, pois quando sai sempre é maltratado pelas pessoas que o chamam de vagabundo, cego, quando tropeça e cai sobre objetos que estão na calçada. Quando isso acontece, ele fica uma temporada enclausurado. Certa vez, ouvi de uma empresária da cidade que os cegos têm que ficar dentro de casa e não na rua. Como pode uma pessoa ficar presa em casa se nem um cachorro pode ficar preso? As pessoas precisam acreditar mais na capacidade de um deficiente. Meu filho faz computação, luta judô, toca violão, canta, tem seus afazeres em casa e leva uma vida normal, desabafou Célia Mafra, mãe de Gustavo e presidente da Associação dos Deficientes Visuais de Fernandópolis (ADVF).
Desde 2005, Célia tem ouvido o filho dizer que quer um cão-guia. Gustavo descobriu que poderia ter uma vida mais independente depois que acompanhou a novela global América cujos personagens Jatobá e Flor, vividos por Marcos Frota e Bruna Marquezine - encenavam situações semelhantes a que ele vive.
Desde então, Mafra vem estudando sobre o tema. No final de junho, Célia enviou um e-mail para o Canil Sambucan em São Paulo, para saber o custo de um cão-guia. A resposta não foi muito animadora.
O valor estimado de um animal desses já adestrado é de R$ 25 mil. Leia na íntegra o e-mail, encaminhado pela empresa: Caso seu filho se enquadre no perfil de usuário de cão-guia, o ideal é o cego ou o deficiente visual receber o cão adestrado. Então, este animal estará com aproximadamente 2 anos de idade, guiando e então é feita a integração do cão com seu usuário, que leva de 3 a 4 semanas. Atualmente o valor final está estimado em R$25.000,00. Nós escolhemos o cão, pois ele também deve ter o perfil adequado para poder receber o adestramento e se tornar um guia. Até mais, Sandra - Canil Sambucan.
em condições financeiras para adquirir um, Célia com o coração apertado leu a resposta do e-mail para o filho; o abraçou fortemente e disse: Meu filho, nada é impossível para Deus, tenha calma, um dia a gente vai conseguir.