Nada melhor que celebrar um ano de serviços prestados à comunidade com uma comemoração. E foi oferecendo um café da manhã para associados, empresários e autoridades que a ACIF (Associação Comercial e Industrial de Fernandópolis) lembrou o primeiro ano de vida da CMAF (Câmara de Mediação e Arbitragem de Fernandópolis).
O evento foi realizado terça-feira, dia 7 de julho, na Sala de Convenções da ACIF, e contou com a participação de autoridades locais, diretores da CMAF, empresários, mediadores e árbitros da Câmara.
O presidente da CMAF, Adriano Careno, foi o primeiro a falar. Careno destacou que é necessário conscientizar a população de que a Câmara não é apenas para empresários. Qualquer cidadão pode utilizar os serviços da CMAF para a resolução de conflitos.
Em seguida, Carlos Takeo Sugui, presidente da ACIF, lembrou que a Câmara de Mediação e Arbitragem atua ajudando o Poder Judiciário na resolução problemas. Enquanto gestores da Câmara, buscamos ampliar esse serviço, que é mais rápido e barato para a população, discursou Sugui.
A Câmara veio para resolver conflitos e garantir, entre muitos serviços, o cumprimento das obrigações de pagamento. A CMAF é pioneira e um exemplo para toda a região. O Poder Judiciário está com a Câmara desde o seu início porque acredita que esse mecanismo ajuda na resolução de conflitos. Parabenizo a todos que a tornaram realidade, disse o juiz e diretor do Fórum, Alceu Correa Júnior.
Henri Dias, presidente da OAB Fernandópolis, parabenizou a ACIF pela iniciativa. Parabenizo a perseverança da entidade que não só comprou a idéia, mas também a bancou. A Câmara é uma conquista da cidade e mais um campo de trabalho para advogados, comentou Dias.
Representando o prefeito de Fernandópolis, Luiz Vilar, o diretor municipal de Desenvolvimento Sustentável e um dos idealizadores da CMAF, Neoclair José Morales, revelou que a cada dois habitantes há um processo em andamento no país. Não conseguimos que a Justiça venha imediatamente quando é solicitada. A Câmara agiliza esse processo, resolvendo de forma rápida e definitiva conflitos de ordem econômica, explica Morales, que lembrou ainda que o índice de resolução de conflitos por meio de mediação ou arbitragem é de 90%, sendo que 85% dos acordos firmados são cumpridos.
Luciana Toledo, advogada e secretária executiva da CMAF, finalizou a cerimônia relatando que a CMAF tem mais de 200 procedimentos em andamento e que várias empresas, em seus contratos, estão elegendo a Câmara para resolução de seus conflitos.
A cerimônia foi encerrada com o corte do bolo em comemoração ao aniversário da Câmara de Mediação e Arbitragem de Fernandópolis, que é fruto de uma parceria entre a ACIF que é a entidade gestora do projeto a CACB (Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil) e o Sebrae. O projeto conta ainda com o apoio da CBMAE (Câmara Brasileira de Mediação e Arbitragem Empresarial), do Poder Judiciário, da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), do Sindicato Rural de Fernandópolis e das instituições de ensino superior da cidade.