Casa de apoio de Fernandópolis será inaugurada hoje em Barretos

20 de Agosto de 2025

Compartilhe -

Casa de apoio de Fernandópolis será inaugurada hoje em Barretos
Uma ação que envolveu a comunidade fernandopolense, a Câmara Municipal e a administração pública culminou com a viabilização da Casa de Apoio “Amigos de Fernandópolis”, em Barretos. O imóvel escolhido mede 300 m2, sendo 171m2 de área construída e fica a 50m do Hospital do Câncer, onde os pacientes do município realizam tratamento.

Todos os móveis da casa foram doados por voluntários, atendendo ao pedido de uma espécie de comissão informal de vereadores que contou com Candinha Nogueira, Creusa Nossa e Dorival Pântano. Essa comissão foi às ruas pedir colchões, camas e outros equipamentos, sendo atendida pela sociedade civil fernandopolense.

O objetivo principal da Casa é dar hospedagem aos pacientes que vão a Barretos em busca de tratamento e, nas horas que se sucedem, ficam nas calçadas, em frente a bares e padarias, depois de receberem tratamentos e medicamentos fortíssimos.

Para melhor atender os pacientes, a casa escolhida possui 11 cômodos, sendo 4 quartos, um com suíte; 3 banheiros, sala de estar e de jantar, cozinha, área de lazer com churrasqueira, varanda ampla com área de serviço, além de garagem para 3 veículos.
O paciente que se hospedar na casa terá a sua disposição espaços mobiliados e decorados, alimentação gratuita e uma funcionária que exercerá a função de Coordenadora da Casa de Apoio.

A Diretoria da Saúde de Fernandópolis coloca à disposição dos pacientes às segundas, quartas e sextas-feiras um ônibus que transporta, por dia, em média 30 pacientes para Barretos em busca de tratamento.

Segundo o prefeito Luiz Vilar, a Casa de Apoio “Amigos de Fernandópolis” oferecerá assistência integral aos pacientes do município. “Desde o princípio esse imóvel foi pensado para garantir mais dignidade e melhor qualidade de vida aos pacientes que estão em tratamento”, disse.