O delegado de polícia Oreste Carósio Neto, da Seccional de Fernandópolis, e o capitão Wilson Cardoso Junior, da Polícia Militar de São Paulo, proferiram palestra para cerca de 100 pessoas no Centro Comunitário do CAIC, na noite de quinta-feira.
O evento aconteceu em atendimento a um convite formulado pela Associação dos Moradores dos Bairros Unidos, presidida por Sandra Regina Ferreira. Essa entidade engloba o Residencial Benez, Palma Mininel, Emilio Mininel, Albino Mininel, Ana Luiza, Santo Afonso, Santa Filomena, Santa Rosa e Benedita Cruz.
Nem a noite fria impediu que um grande número de pessoas comparecesse ao Centro Comunitário. A presidente Sandra se mostrou feliz com o interesse demonstrado pela comunidade: A questão das drogas preocupa todos nós. Basta olhar quos pais de família, quantas mães estão aqui, disse, apontando a platéia.
Durante a palestra, Carósio Neto e capitão Wilson explicaram que há drogas lícitas, como o álcool, e ilícitas, como a cocaína e a maconha. Mas todas elas são prejudiciais e devem ser combativas, frisavam.
Na rodada de perguntas, a população se manifestou livremente, o que, para a presidente de bairro, foi um fato extremamente positivo: Queremos exatamente isso: a participação de todos nos problemas da comunidade. Não podemos deixar tudo a cargo das autoridades, argumentou.
Para o advogado Marcelo Ferreira, presidente do Conseg, o trabalho de campo que começou agora nos bairros é plano antigo da entidade. Obtivemos êxito na recente campanha pela segurança no período da Exposição Agropecuária e as estatísticas apontam isso e é hora de manter um contato mais direto com a população dos bairros, disse Marcelo.