Caefa comemora 39 anos de Fundação

20 de Agosto de 2025

Compartilhe -

Caefa comemora 39 anos de Fundação
O Centro de Apoio a Educação e Formação do Adolescente (CAEFA) comemora nessa quarta-feira, 39 anos. A instituição foi fundada a partir da iniciativa de representantes do Poder Judiciário, em 1970, com denominação de Guarda Mirim de Fernandópolis.

O objetivo era criar uma corporação de guarda mirim para agregar meninos de dez a 14 anos de idade, provenientes de família com vulnerabilidade social, promovendo-os intelectualmente, moral, cívica e civilmente, retirando-os da vida ociosa e perniciosa.

A Guarda Mirim foi instalada no Edifício do Fórum na sala do Consórcio de Promoções Sociais da região de Fernandópolis até o ano de 1.973. A partir desta data a instituição passou a ser administrada pelo Rotary Club de Fernandópolis e sua sede passou a ser um prédio doado pela Prefeitura Municipal.

Com a introdução do Estatuto da Criança e do Adolescente a instituição adequou sua metodologia de trabalho, procurando se adequar às exigências da Lei. A faixa etária de atendimento passou a ser de 14 a 16 anos, mantendo o critério de vulnerabilidade social econômica, freqüência e rendimento escolar.

Em 28 de janeiro de 2004, através de Assembléia Geral, modificou-se a denominação da instituição, passando a se chamar Centro de Apoio a Educação e Formação do Adolescente - CAEFA, tendo como finalidade primordial a promoção e incentivo à educação profissional de adolescentes e jovens, assegurando-lhes os direitos básicos determinados por lei, que se constitui na forma da Lei 6.494/77, com redação acrescida pela medida provisória nº. 1.779/99 e suas reedições, como agente de integração, consoante o disposto no artigo do decreto 87.497/82; ainda, homologado com fundamento no artigo 9º da Lei nº. 10.403 de 06 de julho de 1.971 e deliberação CEE nº. 31/2003, que dispõe sobre a realização de estágio supervisionado para alunos de ensino médio, do curso normal e da educação profissional de nível técnico, visando à intermediação entre o sistema de ensino público e privado e os setores de produção, serviços, comunidades e governo, atendendo aos objetivos e pressupostos, previstos na legislação.

No ano de 2006, após aprovação do Ministério do Trabalho e autorização do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – CMDCA, o CAEFA modificou sua metodologia de atendimento passando a firmar parceria com o SENAC, bem como aprimorou sua metodologia própria, proporcionando aos aprendizes apropriação de competências básicas e especificas, dando continuidade ao atendimento qualificado aos jovens assistidos por esta instituição.

Tais como: capacitação profissional, certificação e encaminhando para o mercado de trabalho na condição de Jovem Aprendiz de acordo com a lei 10.097/2000, atendendo as demandas crescentes de empresas e órgãos fiscalizadores do trabalho e da sociedade de modo geral.

Estaticamente, até dezembro de 2008, foram capacitados uma média de 300 jovens, sendo que grande maioria permanecem na instituição na condição de Jovem Aprendiz, participando de capacitação constante e acompanhamento pela equipe multidisciplinar do CAEFA.

Quanto aos jovens que se encontram desvinculados do CAEFA, aproximadamente 80% foram registrados nas empresas que trabalhavam, após o término do contrato de aprendizagem, que é de até dois anos. Os outros jovens buscaram novas oportunidades de trabalho.

Cursos oferecidos pelo CAEFA:


Capacitação básica de 152 horas com as seguintes oficinas:


Saúde
Administração e organização do trabalho
Informática
Recepção e Atendimento a Clientes
Comunicação
Marketing Pessoal

Capacitacao continuada de 208 horas, com as seguintes oficinas:

Núcleo Central
Comunicacao II
Administração e Organização do Trabalho II
Recepcao e Atendimento ao Cliente II
Organização e Estética de Ambientes
Marketing e Telemarketing
Comunicacao e Expressao
Relacionamento Interpessoal
Técnicas de Vendas
Qualidade de Vida e Segurança no Trabalho
Administração Financeira
Gestào de Recursos Humanos
Gestão Empresarial Negociação
Logistica
Artes, Lazer e Cultura
Plano de Carreira