Santa Casa promove semana de prevenção de acidentes de trabalho

20 de Agosto de 2025

Compartilhe -

Santa Casa promove semana de prevenção de acidentes de trabalho
A Santa Casa de Misericórdia de Fernandópolis, por meio da CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes), promove de 29 de junho a 1º de julho a II SIPAT (Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho). O evento, que será realizado no Clube dos Médicos a partir das 20h, é direcionado para profissionais da área de saúde. A entrada é um litro de leite longa vida ou uma caixa de chá mate.
Com o tema “Cuidando de mim para cuidar do outro”, a semana será composta por palestras, teatro educacional, desfile de equipamentos de segurança, apresentações de dança e sorteio de brindes entre os participantes.
A II SIPAT será aberta dia 29, com a palestra do médico Wladimir Tarcisio de Oliveira, que falará sobre a Lei “NR-32”. No dia seguinte, o Corpo de Bombeiros de Fernandópolis irá demonstrar a forma correta de manipular vítimas. A semana será encerrada com a palestra “Neurotraumas e acidentes de via pública”, ministrada pelo médico Paulo Roberto Fantini, no dia 1º de julho. No final do evento serão sorteados brindes e todos os participantes receberão certificado.


Você sabe o que é a CIPA?

A CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) é uma comissão
composta por representantes do empregador e dos empregados, e tem como missão a preservação da saúde e da integridade física dos trabalhadores e de todos aqueles que interagem com a empresa.
Ela é formada por 21 membros, sendo presidente, vice-presidente, secretária, titulares e suplentes, além de um médico especializado em medicina do trabalho, que atende os colaboradores duas vezes por semana.
As reuniões da CIPA da Santa Casa de Fernandópolis acontecem duas vezes por mês.
A CIPA tem como objetivo observar e relatar condições de risco nos ambientes de trabalho e solicitar medidas para reduzir os riscos existentes, e/ou neutralizar os mesmos. Também compete à CIPA discutir os acidentes ocorridos, encaminhando ao SESMT (Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho) e ao empregador o resultado da discussão, solicitando medidas que previnam acidentes semelhantes e ainda orientar os demais trabalhadores quanto à prevenção de acidentes.