A ordem é reciclar e preservar. A orientação vale para todos, crianças, jovens e adultos, ninguém deve ficar de fora. Foi pensando dessa forma que os alunos dos 3º semestre do curso de Química da Fundação Educacional de Fernandópolis (FEF) fizeram, com a ajuda dos professores, um sabão ecológico.
O produto é basicamente constituído de um ingrediente muito simples e corriqueiro no dia-a-dia: o óleo de cozinha usado. Para quem estava acostumado a descartar os óleos após várias frituras, agora já sabe que ele pode ser reutilizado.
Segundo os alunos e professores do curso uma receita rende cerca de 200 sabões que podem ser utilizado para diversas finalidades, pois possui ótima qualidade. De acordo o coordenador do curso, Francisco José Mininel (Kiko), a atividade desenvolvida com os alunos trata-se apenas de um pano de fundo para conscientizar aos alunos futuros professores e demais pessoas que receberam o sabão ecológico acerca dos problemas ambientais.
Torna-se necessária a mudança de comportamento do homem em relação natureza para que ocorra a promoção do desenvolvimento sustentável, que é a gestão responsável dos recursos do planeta visando preservar os interesses das atuais e futuras gerações, salientou Kiko.
A atividade de caráter interdisciplinar foi desenvolvida por 45 alunos dentro das disciplinas de Educação Ambiental (professora Rosana Mininel) e Prática de Ensino de Química (Professora Silvana Márcia Ximenes Mininel) em sala de aula e nos laboratórios de Química. Já a distribuição do produto ocorreu no último dia 10 no Campus I da FEF para diversos estudantes.
Receita de sabão com sabão em pó
4 litros de óleo vegetal pós-consumo
2 litros de água
½ copo de sabão em pó (utilizar um copo de 200ml)
1 quilo de soda cáustica (NaOH)
5ml essência de óleo aromático
Bacia de plástico para misturar os ingredientes
Colher longa ou pá de madeira
Formas para colocar o sabão para secar e dar forma.