Alcoeste e Usina Ouroeste fornecem mais de 250 mil refeições durante safra

20 de Agosto de 2025

Compartilhe -

Alcoeste e Usina Ouroeste fornecem mais de 250 mil refeições durante safra
Além de uma prevenção física, como material de trabalho adequado, fornecimento de EPIs e um ambiente sadio, por exemplo, uma das formas mais simples de prevenção de casos como absenteísmo e falta de motivação é a qualidade da alimentação dos colaboradores.
Há quem diga que o ser humano é aquilo que ele come, ou seja, ele terá saúde se comer de forma saudável e vice-versa. “Uma boa alimentação influencia diretamente a qualidade de vida dos funcionários, uma vez que propicia melhoria de suas condições nutricionais, possibilitando a redução de riscos de acidentes de trabalho, aumento de sua capacidade física, aumento de resistência a doenças e redução do absenteísmo”, afirma Paula Sano, nutricionista da Alcoeste.
Sendo assim, preocupadas com a qualidade de vida de seus colaboradores, a Alcoeste e a Usina Ouroeste fornecem mais de 250 mil refeições (desjejuns, almoços e jantares) durante a safra, que pode variar de sete a oito meses. Ambas preparam as refeições em suas cozinhas industriais, instaladas nas próprias empresas, com higiene, qualidade e seguindo as orientações do PAT – Programa de Alimentação do Trabalhador. Na Ouroeste, a VR S/A é a responsável por preparar os alimentos, já na Alcoeste, as refeições são preparadas por uma equipe própria de funcionários especializados.
“Além de alimentação na própria Usina Ouroeste, ainda servimos refeições para os colaboradores residentes nos alojamentos”, disse Talita Anaiala de Souza, assistente social da Usina Ouroeste.
O conceito de uma alimentação saudável inclui na dieta nutrientes como carboidratos, proteínas, lipídeos, vitaminas e minerais importantes para o funcionamento do corpo e fornecimento de energia. “Para o alcance desses nutrientes necessitamos de uma dieta variada, que tenha todos os tipos de alimentos, sem abusos e também sem exclusões. O desequilíbrio alimentar pode ser um fator de desencadeamento de doenças como a obesidade e como consequência doenças associadas a ela, como diabetes, doenças cardiovasculares, hipertensão arterial e aumento de colesterol, que afetam diretamente na produtividade do trabalhador”, disse a nutricionista.
Para Wilson Teodoro da Silva, que é líder de vigia da Alcoeste, a alimentação oferecida pela empresa é muito saborosa e não enjoa, pois a cada dia tem um prato diferente. “As vezes acabo comendo melhor, nutritivamente falando, na empresa do que na minha própria casa”, afirmou.
Na Alcoeste e na Usina Ouroeste também é feito um trabalho de conscientização sobre a importância nutricional de alimentos como jiló, quiabo, berinjela, couve, chuchu, etc.