O número de casos de Dengue em Fernandópolis cresceu 1.000% em Fernandópolis. Só cinco primeiros meses do ano foram registrados 251. Em 2008, apenas 23 casos forma registrados no mesmo período. Mesmo tendo sido feito um arrastão de combate à dengue em fevereiro - onde foram visitados 21.154 imóveis e encontrados 945 focos de recipientes com larvas de dengue em 596 imóveis os números não pararam de crescer.
Segundo a assessoria de imprensa da Prefeitura o aumento do número de casos registrados se deve ao fato de que nem todos moradores permitem a entrada da equipe de Controle de Vetores na residência outros não são encontrados em casa. No último arrastão a equipe encontrou 8.574 imóveis fechados.
Outro fator destacado pela Prefeitura é com relação a uma determinação do Estado que diz que quando Fernandópolis atinge 197 casos positivos, todos os casos suspeitos posteriores são considerados positivos, portando o número passa a ser global após o índice.
Na região, Fernandópolis também é um dos líderes nos casos positivos de dengue, está a frente de seis cidades, perdendo apenas para Votuporanga - que possui cerca de 16 mil a mais que Fernandópolis onde foi registrado 322 casos.
Diante dos fatos, a Prefeitura faz o seguinte alerta à população: É necessário alertar à população para que autorize a entrada dos agentes quando receber a visita, destacando que é importante que cada munícipe faça a sua parte e oriente os vizinhos a fazer o mesmo, colaborando com a cidade evitando criadouros.
Confira o número de casos registrados na região:
REGIÃO 2009
VOTUPORANGA 322 casos
OUROESTE 82 casos
ESTRELA D´OESTE 43 casos
JALES 25 casos
INDIAPORÃ 24 casos
SANTA FÉ DO SUL 8 casos
MIRA ESTRELA 6 casos