Em entrevista coletiva em seu gabinete, que contou com a presença de vereadores e a maioria dos diretores da administração, o prefeito de Fernandópolis, Luiz Vilar de Siqueira, anunciou que o município e o governo do Estado já acertaram os últimos detalhes para a criação do AME Ambulatório Médico de Especialidades de Fernandópolis.
Segundo Vilar, o AME atenderá em 16 especialidades médicas e abrangerá 13 municípios da região. Isso, segundo o prefeito, não impedirá que pessoas de outras regiões eventualmente sejam atendidas.
Presente à coletiva, o secretário da Associação de Voluntários no Combate ao Câncer (AVCC), Sérgio Félix do Nascimento, revelou que no encontro de Vilar com o secretário estadual da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata, ficou convencionado que o SUS deverá subsidiar os procedimentos de quimioterapia da AVCC.
José Sequini Junior, provedor da Santa Casa, detalhou como funcionará o AME, que será administrado pela Santa Casa. Sequini disse que desde 2007 o hospital tentava conseguir o Ambulatório, mas esbarrava em entraves políticos. Vilar acrescentou: Além disso, queriam que nosso AME fosse administrado por Votuporanga. Isso nós não aceitamos, disse o prefeito, aplaudido por funcionários e vereadores.
O provedor Sequini Junior explicou que as obras e reformas da Santa Casa, necessárias à adequação para receber o AME, estão orçadas em R$ 1,4 milhão. Os equipamentos custarão cerca de R$ 2 milhões.