Vereadores de sete cidades da região - Macedônia, Pedranópolis, Meridiano, Indiaporã, Ouroeste, Guarani D´Oeste e Fernandópolis se reunirão nessa quarta-feira no Fórum de Fernandópolis, a partir das 18h, para entregar uma Moção de Apoio ao juiz da Vara da Infância e Juventude, Evandro Pelarin, em função do Toque de Acolher. Em Fernandópolis, a Moção de Apoio foi feita pela vereadora Maiza Rio e assinada pelos demais vereadores.
No final do mês passado, a cidade recebeu a visita do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e Adolescente do Estado de São Paulo (Condeca) que veio especialmente para vistoriar o Toque de Acolher. Uma reunião realizada na Câmara Municipal contou com a presença de autoridades, estudantes, professores e populares.
Na ocasião, o juiz fez um retrospecto do trabalho e destacou que, na primeira blitz realizada em conjunto com as polícias e o Conselho Tutelar, foram flagradas cerca de 50 crianças e adolescentes em situação de risco após o horário permitido (23h).
A constância e seriedade do Toque de Acolher têm feito não só com que esses números diminuam, mas que o índice de furtos na cidade tenha um decréscimo. De acordo com Pelarin, o número de furtos registrados pela polícia em 2004 era de 101; em maio de 2008, houve apenas oito. Durante sua explanação o juiz foi aplaudido de pé por todas as pessoas que estavam na Câmara.
Segundo a presidente do Condeca, Ane Lavezzo, a reunião realizada tem por objetivo conhecer melhor o trabalho que vem sendo desenvolvido na cidade. Uma comissão especial que foi designada para conhecer esse trabalho decidiu fazer essa reunião. O mesmo estará sendo feito na cidade de Ilha Solteira, onde também é desenvolvido o mesmo projeto. Até o momento não temos nenhum posicionamento, viemos aqui apenas para ouvir. Em seguida faremos um relatório para o Conselho Pleno do Condeca, que dará o parecer final, informou Ane.