Unijales divulga trabalho sobre cinqüentenário de hospital

20 de Agosto de 2025

Compartilhe -

Unijales divulga trabalho sobre cinqüentenário de hospital
A história da Santa Casa de Misericórdia de Jales, levantada pelos alunos do curso de História da Unijales, sob coordenação do professor mestre Léo Huber, foi apresentada na última quarta-feira, dia 20, na Câmara Municipal, junto com o lançamento da edição especial da Revista Interativa, responsável pela publicação do trabalho.

Léo explicou que o levantamento das informações para a pesquisa que tem como título “Santa Casa de Misericórdia de Jales: um olhar sobre seus 50 anos de história” foi realizado durante todo o ano passado.

Para a elaboração do texto final foram levantados sobre fatos históricos registrados em livros de atas, fotos, depoimentos e jornais que resultaram em uma revista de mais de 50 páginas, enfocando os diferentes momentos vividos pela Santa Casa, inclusive nos seus períodos de maiores dificuldades para se conseguir atendimento e tratamento médico, quando o hospital estava sendo implantado.

O trabalho começa, segundo Léo, mostrando a sensibilidade dos fundadores da Santa Casa em perceber a necessidade do município ter um hospital como este para atendimento de toda a região.

A Santa Casa, como destacou Léo, enfrentou todo tipo de dificuldades para fazer seus pagamentos e se estruturar com os equipamentos necessários para os mais diferentes tipos de atendimentos.

Há casos pitorescos de pessoas que não tinham dinheiro para pagar os atendimentos e levavam frangos e leitoas para os médicos que se dedicavam em trabalhar para que a Santa Casa pudesse atender todos que precisassem de tratamento.

Léo lembrou que como o Projeto Memória, publicado pelo Jornal de Jales levantando aspectos diferentes da história do município e que hoje é uma fonte de estudos para os mais diferentes segmentos da comunidade, a publicação do texto dos 50 anos da Santa Casa também deverá se constituir em um objeto importante de informações para quem quer conhecer melhor a história do hospital.

Participaram do trabalho os alunos do último ano de História Juciléia Cristina Basão, Aparecida de Jesus Olhier, Valéria Ribeiro de Loyolla Souza e Misael Henrique Pierini, além de outros que também colaboraram no início das pesquisas coordenadas por Léo. (Fonte: Jornal de Jales).