Lídia Buíssa assume diretoria da Drads

20 de Agosto de 2025

Compartilhe -

Lídia Buíssa assume diretoria da Drads
A professora Lídia Mara Ribellato Buissa assumiu o cargo de diretora regional da Drads (Diretoria Regional de Assistência e Desenvolvimento Social) no último dia 18. O cargo foi ocupado por Jesiel Bruzadelli Macedo durante quatro anos. Macedo o deixou por motivos particulares. Através de uma carta à população, Lídia fala sobre essa nova etapa de sua vida. Abaixo, o inteiro teor da carta da nova diretora:

Carta de Posse a DRADS e a População.

“Ao ser convidada para assumir a Direção da DRADS, fiquei relutante e feliz. Relutante por saber da competência e carisma do nosso querido Jesiel Bruzadelli Macedo que me precedeu; e feliz por poder colaborar.

Minha história de Fernandopolense vem de muitos anos atrás. Meus pais mudaram-se para cá, na década de 60. Aqui cresci, estudei, casei; tenho dois filhos e uma família muito querida.

A minha vida profissional começou cedo, tenho 28 anos na educação, em diferentes funções e destes, 14 só na Diretoria de Ensino; acompanhando, orientando e estimulando projetos pedagógicos.

A educação e a saúde estruturam a base de uma sociedade desenvolvida, e infelizmente, os indicadores internacionais apontam para uma realidade brasileira de desigualdade social, apesar das melhorias consideráveis, estamos longe do ideal de um país adiantado.

Diante dessa realidade, o Governo de São Paulo, e a Secretaria Estadual de Assistência e Desenvolvimento Social (SEADS) investem em profundas transformações nas políticas públicas, nos aspectos gerenciais, na abrangência e no foco dos programas.

Cada município hoje, elabora seu Plano Municipal de Assistência Social (PMAS) que se constitui no principal instrumento do Convênio Único, induzindo a uma mudança cultural, não apenas porque garante aos gestores municipais mais autonomia e poder de decisão, mas, obriga a assistência social dos municípios a incorporar padrões de gestão baseados em planejamento, monitoramento e avaliação.

Incumbidas dessas orientações aos municípios, as Diretorias Regionais de Assistência e Desenvolvimento Social (DRADS) passam por transformações em suas rotinas e procedimentos. Dedicam-se menos aos aspectos meramente administrativos e assumem uma posição mais destacada na supervisão e assistência técnica.
A DRADS de Fernandópolis abrange uma área de 49 municípios, sendo: Álvares Florence, Américo de campos, Aparecida D’Oeste, Aspásia, Cardoso, Cosmorama, Dirce Reis, Dolcinópolis, Estrela D,Oeste, Fernandópolis, Floreal, Guarani D’Oeste, Indiaporã, Jales, Macaubal,Macedônia, Magda, Marinópolis, Meridiano, Mesópolis, Mira Estrela, Monções, Nhandeara, Nova Canaã Paulista, Ouroeste, Palmeira D’Oeste, Paranapuã, Parisi, Pedranópolis, Pontalinda, Pontes Gestal, Populina, Riolândia, Rubinéia, Santa Albertina,Santa Clara D’Oeste, Santa Fé do Sul, Santa Rita D’Oeste, Santa Salete, Santana da Ponte Pensa, São Francisco, São João das Duas Pontes, Sebastianópolis do Sul,Três Fronteiras, Turmalina, Urânia, Valentim Gentil, Vitória Brasil e Votuporanga.

Os indicadores externos e internos apontam resultados excelentes para nossa região em diferentes parâmetros. Isto só nos fortalece na idéia de que uma sociedade organizada e unida colhe bons frutos.

Algumas pessoas que trago na memória como marcos dessa história, em diferentes seguimentos e épocas a quem parabenizo neste 70 anos de história : Wandalice Franco Renesto (modelo de educadora), Armando Farinazzo (político educador), Júlio Semeghini (orgulho da terra) e Dr. Evandro Pelarin (Juiz realizador).

Em nome da equipe DRADS, reafirmo o nosso compromisso de busca de novas habilidades no atendimento, para juntos construirmos uma sociedade melhor para todos.”

Lídia Mara Ribellato Buissa