Juiz é aplaudido de pé durante reunião com Condeca

20 de Agosto de 2025

Compartilhe -

Juiz é aplaudido de pé durante reunião com Condeca
O juiz da Vara da Infância e Juventude de Fernandópolis, Evandro Pelarin, foi aplaudido de pé por um grande número de pessoas que compareceram à reunião de vistoria do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e Adolescente do Estado de São Paulo (Condeca), realizada nessa quinta-feira na Câmara Municipal de Fernandópolis.

Durante a reunião, Pelarin fez um retrospecto do trabalho e destacou que, na primeira blitz realizada em conjunto com as polícias e o Conselho Tutelar, foram flagradas cerca de 50 crianças e adolescentes em situação de risco após o horário permitido (23h).

A constância e seriedade do “Toque de Acolher” – como foi denominado recentemente pela sociedade – tem feito não só com que esses números diminuam, mas que o índice de furtos na cidade tenha um decréscimo.

De acordo com o juiz, o número de furtos registrados pela polícia em 2004 era de 101; em maio de 2008, houve apenas oito. Outro ponto destacado por ele foi o perigo da avenida Expedicionários Brasileiros para as crianças e adolescentes.

“Quantas vezes ouvimos interceptações telefônicas de pessoas dizendo que na Expedicionários Brasileiros estava bom demais, pois já tinha faturado R$ 450 com a venda de entorpecentes. Essa avenida é um perigo para nossas crianças e adolescentes. E o que depender de nós eles não estarão nem nessa avenida nem em outras depois do horário permitido”, destacou.

O prefeito de Fernandópolis, Luiz Vilar, também fez uso da palavra para apoiar e elogiar o trabalho realizado pelo juiz Evandro Pelarin em parceria com o Ministério Público, Polícias Civil e Militar, OAB e Conselho Tutelar.

Vilar fez questão de dizer que tem recebido inúmeros e-mails e telefonemas de prefeitos vizinhos elogiando o “Toque de Acolher”. O prefeito também lembrou da evasão escolar que tem diminuído no município, e do abuso de crianças e adolescentes, assunto de que quase não se ouve mais falar.

Segundo a presidente do Condeca, Ane Lavezzo, a reunião tem por objetivo conhecer melhor o trabalho que vem sendo desenvolvido na cidade, denominado “Toque de Acolher”.

“Uma comissão especial que foi designada para conhecer esse trabalho decidiu fazer essa reunião. O mesmo estará sendo feito nesta sexta-feira na cidade de Ilha Solteira, onde também é desenvolvido o mesmo projeto. Até o momento não temos nenhum posicionamento, viemos aqui apenas para ouvir. Em seguida faremos um relatório para o Conselho Pleno do Condeca, que dará o parecer final”, informou Ane.