Uma Unidade Central de Atendimento à Mulher sempre fez parte da lista de prioridades da vereadora Maiza Rio, desde que foi eleita para representar a população de Fernandópolis no Poder Legislativo. Na semana passada, a vereadora recebeu a notícia de que a Unidade já é realidade e será inaugurada neste mês de maio, quando a cidade completa 70 anos.
No mês de março de 2006, Maiza elaborou indicação pedindo à então prefeita Ana Bim um local, na região central da cidade para instalação e funcionamento da Unidade de Atendimento à Mulher. Maiza defendia, na época, que a unidade se constituía num marco de serviço público de saúde, especialmente voltado à saúde da mulher, principalmente no atendimento médico ginecológico, obstétrico e psicológico.
Maiza contou que, durante toda a gestão da ex-prefeita, fazia questão de lembrar da importância da instalação da Unidade de Atendimento à Mulher. "Sempre falei sobre o assunto nos eventos comemorativos ao Dia da Mulher", destacou a vereadora.
Este ano, já com uma nova administração, Maiza sentiu a necessidade de elaborar indicação no mês de fevereiro pedindo ao prefeito Luiz Vilar providências urgentes para a instalação da unidade; no mês de março a vereadora protocolou requerimento pedindo esclarecimentos se o município teria a pretensão de adquirir ou construir um local para ser instalada a Unidade de Atendimento à Mulher.
Marcada para ser inaugurada no dia 21 de maio de 2009, a unidade solicitada pela vereadora receberá o nome de Centro de Apoio à Saúde da Mulher, que contará com médicos especialistas, para um adequado atendimento voltado especialmente à mulher, como fez questão de afirmar o diretor de Saúde da Prefeitura, José Martins Filho.