Centro Social de Menores insere 50 jovens no mercado de trabalho

20 de Agosto de 2025

Compartilhe -

Centro Social de Menores insere 50 jovens no mercado de trabalho
O Centro Social de Menores de Fernandópolis inseriu nos últimos dois meses, 50 jovens no mercado de trabalho. Além desses, outros 200 estão cadastrados na instituição, que passou a abrigar jovens de 14 a 24 anos de idade.

O projeto – que é conhecido como “Acredite Jovem Aprendiz!” – é fruto de uma parceria entre o Centro Social de Menores, Secac e Sindicato do Comércio de Fernandópolis.

Juntos eles implantaram o Programa “Educação para o Trabalho”, que oferece um curso de 200 horas, dividido em sete oficinas. São elas: atendimento ao cliente; marketing pessoal; saúde e qualidade de vida; informática; administração de empresa; desenvolvimento pessoal e profissional e gestão de carreira.

Segundo a assistente social da instituição, o trabalho é pioneiro na cidade e visa a capacitar o jovem para o mercado de trabalho. “O ‘Projeto Acredite Jovem Aprendiz!’ é pioneiro, pois até então não havia em Fernandópolis uma instuição que abrigasse jovens de 14 a 24 anos. Ou era só menino ou só menina e nunca com 14 anos de idade. O objetivo do Centro Social de Menores é capacitar a todos os jovens que recorrerem à instituição. A demanda de jovens da cidade é muito grande, tem campo para todas as instituições trabalharem. Queremos mais parceiros, quanto mais parceiros menos haverá a marginalização em nossa cidade”, afirmou Sandra.

Um dos jovens que foi inserido no mercado de trabalho foi Carlos Henrique Gavioli, que aos 13 anos foi impedido pelo Ministério do Trabalho de trabalhar em uma oficina. “O Centro Social teve conhecimento do caso de Carlos através do juiz da Vara da Infância e Juventude Evandro Pelarin e, desde então, procuramos encontrar uma forma de inserir esse jovem no mercado de trabalho. Através dos cursos que oferecemos e do seu esforço, acredito que ele será um grande profissional”, disse a assistente social.

Sandra, que também é coordenadora do curso de Serviço Social da Unicastelo, disse que está apta a receber profissionais de outras instituições que, porventura, desejem se aprimorar nesse trabalho.

O jovem da faixa etária de 14 a 24 anos que desejar participar do programa “Acredite Jovem Aprendiz!”, deve fazer sua inscrição no Centro Social de Menores, que fica na Avenida Líbero de Almeida Silvares, 3251, Coester – munido de xerox do CPF e RG.