Após 22 dias da morte de uma garota de dez anos por meningite em Fernandópolis, surge um novo caso confirmado da doença na cidade. A vítima, dessa vez, é uma mulher de 45 anos, M.I.S.
Ela deu entrada na Santa Casa de Fernandópolis no último dia 29, às 0h15, segundo informou o hospital. Imediatamente foi colocada em isolamento por apresentar sintomas da meningite.
Um exame para a confirmação da doença foi realizado no mesmo dia. O resultado, que saiu no dia seguinte, apontou meningite bacteriana meningocócica, o tipo mais grave da doença.
Apesar da gravidade do caso, a Santa Casa afirmou que a paciente está bem de saúde e pode até receber alta ainda esta semana. M.I.S. recebeu todo o tratamento e medicação devidos, está fora de perigo (praticamente curada), seu estado de saúde é bom e deve receber alta ainda esta semana, informou a assessoria de imprensa do hospital.
Por precaução, a Vigilância Epidemiológica de Fernandópolis realizou uma profilaxia necessária para evitar que outros membros da família da paciente fossem infectados.
Esse é o segundo caso de meningite confirmado este ano na Santa Casa de Fernandópolis. O primeiro foi o de uma menina de 10 anos, S.G.D.H., que deu entrada no hospital no dia 3 de abril e faleceu na UTI no dia 7 de abril, com o agravamento do quadro decorrente de uma meningite bacteriana do tipo pneumocócica. A irmã da criança, L.V.D.H., de 5 anos, também esteve internada em observação no hospital, mas não apresentou qualquer sintoma de meningite.
Segundo a coordenadora da vigilância em Saúde do Município, Fabiana Lavezo, o Ministério da Saúde só disponibiliza a vacina contra meningite em casos de surtos, o que não foi caracterizado em Fernandópolis.