Em matéria exibida na noite de domingo, 25, o programa Fantástico, da Rede Globo, debateu a adoção, pelos juízes das comarcas paulistas de Ilha Solteira e Itapura, do toque de recolher para os menores de idade.
Nessas duas cidades, estabeleceu-se uma espécie de tabela de horários: os menores de até 13 anos não poderão ficar nas ruas desacompanhados a partir das 20h30. Os jovens que têm entre 13 e 15 deverão ir para casa até às 22h; e os adolescentes da faixa entre 15 e 17 anos, terão que se recolher até às 23h.
O juiz Fernando Antonio de Lima, 30, da Vara da Infância e da Juventude de Ilha Solteira, argumenta que é preciso proteger os jovens dos perigos que vêm com a noite drogas, álcool, violência, prostituição infantil.
Na realidade, essas cidades adotaram recentemente as medidas que foram implantadas em 2005 em Fernandópolis pelo juiz Evandro Pelarin. No Fantástico, Pelarin disse que as medidas são a resposta do poder público constituído ao clamor da sociedade.
Pelarin argumenta que as ocorrências policiais como a violência e furtos envolvendo menores caíram significativamente entre 2004, quando a medida ainda não vigorava, e 2008. A decisão do juiz alcança os municípios de Macedônia, Meridiano e Pedranópolis, que pertencem à comarca.
O Fantástico, através do seu sistema interativo de consulta aos telespectadores, apurou que 77% são favoráveis à medida adotada pelos juizes.